Madereira Portal
Auto Peças
André Marechal

André Marechal

José André Ramos Silva é Gestor Ambiental, formado no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), campus Marechal Deodoro. Atualmente frequenta o Curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A decadência do 7 de Setembro em nossa cidade

André do Marechal Notícias

Quem não lembra dos antigos desfiles cívico-militar que acontecia na cidade de Marechal Deodoro há alguns anos atrás?

Aquelas pessoas que assim como eu já passou dos trinta, deve se lembrar como eram estes desfiles de 7 setembro. As escolas se preparavam meses antes para fazer bonito com seus alunos desfilando pelas ruas estreitas do centro histórico e orla lagunar.

Era uma tradição maravilhosa e eu lembro que desfilávamos com as bicicletas enfeitadas com as cores da bandeira nacional. Aquele monte de garotos, cada um com a bicicleta mais enfeitada do que a outra. Era uma disputa saudável.

Quem não tinha bicicleta pedia emprestado. Tudo para não perder o desfile de 7 de setembro que era uma das datas mais esperadas pela população local.

Um outro costume era o de ir para Maceió comprar roupa nova só para ir prestigiar o evento e passar uma tarde diferente em família ou com os amigos.

Infelizmente hoje a única comemoração que vemos é o aniversário da Santa Cecília. Se não fosse isso eu acredito que o feriado dedicado a Independência do Brasil seria apenas mais um. Caído no total esquecimento das tradições culturais que por aqui existiam.

É uma pena que a cada ano que passa vamos perdendo essas tradições e empobrecendo as nossas concepções acerca da nossa história, tão rica em um passado bem próximo e que parece ficar cada vez mais distante, principalmente da juventude atual.

6 Comentários

  1. Priscila disse:

    Pois é André. Não só em Marechal acontece o devido fato. Mas, acredito que em geral a POPULAÇÃO não está nem um pouco interessada em ver e nem ao menos participar de tão grande evento. Se você perguntar a muitos jovens da atualidade se querem participar a resposta sem dúvida é não! A maioria participa por incentivo de uma nota na escola.

  2. Sou da terra do proclamador disse:

    Saudades da minha infância, desfilando pelas ruas da cidade em 5 de agosto, 7 de setembro, 15 de novembro…
    Quanta coisa se perdeu da nossa história, isso é muito triste. Hoje em dia muitas pessoas nem sabem o que se comemoram nessas datas.

  3. Nete disse:

    É, André sinto falta desses desfiles,pois nessas épocas eu como mãe arrumava meus filhos e os levava para prestigiar aqueles momentos cívicos,os quais serviam de inspiração para eles no futuro como cidadãos.
    o desfile desse ano parecia caminhada partidária Política.

  4. Natural Deodorense disse:

    Andre
    Parabéns pelo registro de falta de comprometimento de nossas autoridades municipais com as tradicões culturais em nosso Municipio. Um POVO sem historia e tradiçāo é um POVO sem identidade.

  5. joana disse:

    Sabe andre as coisas ai em marechal mudou muito,acho q o povo esqueceu das nossa tradicoes, participei batante de varios desfile ai em marechal o pessoal ia para as porta assisti ao desfile ERA UMA EPOCA MUITO BOA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marechal Notícias