Anuncio
Pub

André Marechal

22 de novembro de 2013
última atualização em 22 de novembro de 2013 às 14:11

A vitória dos operários deodorenses na luta pelos seus direitos

capitalismo

Eu acho uma grande vitória conquistada pelos operários da Usina Sumaúma, que nesta semana resolveram reivindicarem seus direitos, após atrasos nos salários.

Foram dois protestos que paralisaram as atividades no parque industrial de produção do açúcar e do álcool. Isto depois de um certo período de “submissão”, pelo medo de serem demitidos, tendo que aguentarem calados o não repasse dos salários.

Todos sabem dos serviços que muitos profissionais tem que desempenhar em setores tidos como críticos em uma empresa do setor sucroalcooleiro aqui em Alagoas. Posso aqui citar a tão famosa fábrica de biquete, derivado do bagaço da cana que serve para alimentar fornos em padarias, pizzarias e outros estabelecimentos comerciais.

Dizem que muitas vezes o esforço nestes ambientes de trabalho é descomunal. Isto sem contar com alguns “chefes” que fazem questão de menosprezar os subordinados, de acordo com muitos relatos que ouço nessas minhas andanças pelos quatro cantos da cidade de Marechal Deodoro.

Agora imagine você caro leitor. Dá duro por seis, oito ou até doze horas seguidas em um serviço muitas vezes insalubre, e na hora de receber seus vencimentos, perceber que os mesmos não foram liberados. O que fazer? Ficar calado e fazer de conta que nada aconteceu? Ou demonstrar seu descontentamento reivindicando seus direitos?

Lógico que num regime autoritário, mesmo que indireto, onde os funcionários ficam a todo tempo recebendo pressão do tipo: “se não quiser ficar peça as contas”, ou, “tem muita gente querendo estar aqui”, não tem quem não fique calado.

Mas muitas vezes outros levantam a bandeira revolucionária dos direitos trabalhistas e exigem o que lhe é devido. Quem trabalha tem direito de receber minha gente. É a lógica capitalista.

A época dos senhores de engenho e da submissão passou. Vivemos outros tempos. A era da informação, onde a realidade mostra que podemos lutar pelo que é nosso. E quando esse ideal individual passa a ser também coletivo, aí é que temos todo um ambiente favorável aos nossos anseios.

Parabéns a vocês operários da causa justa e indivisível que é o direito ao salário pelo trabalho desenvolvido. Parabéns pela coragem de enfrentarem os “doutores” , antigos “coronéis” e sua posições meramente impositivas. Voltadas ao julgo escravista, mesmo que que adaptados aos novos tempos.

Busquem seus direitos e lembrem-se sempre: Ninguém é forte sozinho. Uni-vos e avante.

2 Comentários

  1. a vitoria veio… mas pena q agora alguns dos que lá estavam naquele dia estão sendo demitidos, a alguns dias apos tudo aquilo que aconteceu varias pessoas estão hoje cumpeindo aviso previo, e otros mais ja estão na lista pra serem demitidos tambem, isto é um absurdo vc luta pelo o que é seu e acaba pedendo seu emprego! “acho que a escravidão está voltando”.

  2. paulino lopes cavalcante neto disse:

    Parabéns aos trabalhadores da usina Sumaúma em protestarem por não terem recebidos os seus salário. Parabens André pela matéria acima escrita, a era da escravidão já acabou a muitos anos..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2020 Marechal Notícias. Todos os direitos reservados.