Nequinho Madeiras e Construção
Madereira Portal
Auto Peças
Blog Ecos Deodorense

Blog Ecos Deodorense

É um criação do professor e historiador deodorense Sebastião Heleno, exímio conhecedor da cultura alagoana e brasileira.

Ecos Deodorenses: As datas mais importantes do nosso município

Reprodução.

Em 05 de agosto de 1591, foi criado a Sesmaria de Santa Madalena do Sumaúma, com a povoação inicial na localidade do atual barro de Taperaguá,por Jorge de Albuquerque Coelho donatário da Capitania de Pernambuco e foi entregue a Diogo de Melo e Castro. A sede da Sesmaria do Sumaúma crescia, porém sua topografia pantanosa e contornada pelo Rio Sumaúma e a Lagoa Manguaba, não oferecia muita segurança aos seus habitantes devido as enchentes, a salubridade e os invernos penosos. Por isso, aos poucos,houve uma migração para uma parte mais alta, formando assim, a atual Rua da Matriz, que possui 88 metros de altitude. A nova povoação foi denominada de Santa Madalena da Lagoa do Sul, que aos poucos se estendia pela Lagoa Manguaba e seus canais, formando assim as grandes propriedades agrícolas e os engenhos. A agricultura a pecuária e a produção do açúcar, formavam a base fundamental para o desenvolvimento da futura Capital de Alagoas.

Em 05 de agosto de 1827, nasceu Manoel Deodoro da Fonseca, filho de Rosa da Fonsecae Manoel Mendes da Fonseca aqui na velha Alagoas (Atual munícipio de Marechal Deodoro). Deodoro da Fonseca, em 25 de fevereiro de 1845 aos 18 anos, ingressou no Exército Brasileiro, como soldado, servindo inicialmente no4ºBatalhão de Artilharia.Aos 26 anos de idade já era Tenente e pelo seu destemor, bravura e patriotismo, galgou todas as patentes rapidamente e chegou a Marechal. Foi o Proclamador da República Brasileira e Primeiro Presidente do Brasil. A figura carismática de Deodoro, quase mística, está cercada de grandes fatos e importantes momentos, de imprevisíveis atitudes e de valiosos ensinamentos.

Para nós esta coincidência do dia e mês da fundação da nossa cidade com o dia e mês do nascimento de Deodoro historicamente é muito importante e ninguém esquece, inclusive esta data éferiado municipal.  Aqui em nossa cidade, ”OS DEODORENSES”tem muito orgulho de ter nascido na terra do MAIOR dos maiores BRASILEIROS.

Minha homenagem a Deodoro está escrita na placa abaixo do seu busto em frente ao Palácio Provincial:

”Marechal Manoel Deodoro daFonseca, proclamador da República Brasileira e primeiro presidente do Brasil. Bravo alagoano filho desta terra, símbolo de orgulho e veneração cívica do povo brasileiro.”

2 Comentários

  1. Sebastião Heleno disse:

    Meu amigo José Rubens.

    Sua observação é muito importante e sua existência é verdadeira, gostaria muito de poder desenvolver um projeto meu, nas escolas que divulga através de palestras a história e a cultura do nosso município. Na administração passada comecei fazendo isso mais infelizmente e logo no inicio fui impedido pelo os secretários de cultura e educação. Imagine você quanta estupidez! E o pior! fazia isso gratuitamente.
    Em tempo informo que, se atual Prefeito quiser e os atuais secretários de educação e cultura me apoiarem, pronto estou eu para cumprir esta tarefa. Sebastião Heleno

  2. José Rubens dos Santos disse:

    PENA QUE NOSSAS ESCOLAS NÃO LEMBRAM.FAÇA UMA PESQUISA COM ALUNOS E VEJA SE ALGUNS SABEM DESSES FATOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marechal Notícias