Anuncio
Pub

Blog Ecos Deodorense

17 de novembro de 2017
última atualização em 19 de novembro de 2017 às 03:11

Sesmaria de Santa Madalena do Sumaúma

Reprodução.

A Sesmaria de Santa Madalena do Sumaúma (atual Município de Marechal Deodoro) fundada em 05 de agosto de 1591, com sede na povoação de Taperaguá, crescia estendendo-se pelas margens da lagoa Manguaba e seus canais, dividindo-se em propriedades agrícolas e fundações de Engenhos. Em 1611 começava a nova Povoação de Santa Madalena da Lagoa do Sul (também denominada Povoação de N.S.da Conceição) na parte mais alta da cidade, atual Rua da Matriz.A maioria dos habitantes da povoação viviam da agricultura,criação de gado e fabrico de açúcar, constituindo assim a base fundamental para o desenvolvimento da futura Vila que, mesmo antes da invasão holandesa já embarcava no Porto dos Franceses, para outras vilas da Colônia e também para a Europa, o açúcar produzido em nossa terra. Assim, neste ambiente de lutas pela fixação das terras, foi criado oficialmente no dia 12 de abril de 1636 a Vila de Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul, e também na mesma data as Vilas de Porto Calvo e Penedo por Duarte de Albuquerque Coelho, quarto Donatário da Capitania de Pernambuco formando assim, a futura base da população alagoana.

Alguns fatos importantes aconteceram nesta oportunidade: em 1635 esteve em nossa Vila, Matias de Albuquerque com aproximadamente 4.000 homens para dirimir os efeitos causados pelos holandeses quando aqui estiveram.  Empenhou-se em construir obras ajudando a população, o Forte por trás da Igreja Matriz (dai a denominação da atual Rua da Fortaleza) e também um grande abrigo para os religiosos e os homens que o acompanhavam, no local onde é hoje o Convento de Santa Madalena, no centro da cidade.

Decorrido tudo isso, nossa Vila florescia no seu processo de desenvolvimento da colonizaçãoe construção de aproximadamente 30 engenhos, desta forma, sendo a mais desenvolvida da época,se preparava para ser a futura Capital de Alagoas.

Obs. Quanto a ser Taperaguá o local do inicio do nosso município, não há, absolutamente, nenhuma dúvida. Pois o próprio nome indica”Povoação de Santa Madalena do SUMAUMA.” Veja o vinculo complementar do nome!.E onde fica o Rio Sumaúma? TAPERAGUÁ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2020 Marechal Notícias. Todos os direitos reservados.