Anuncio
Pub

Blog Ecos Deodorense

4 de setembro de 2017
última atualização em 6 de setembro de 2017 às 07:09

Patrimônio Histórico e Cultural do município de Marechal Deodoro

Foto: arquivo digital do Iphan

Igreja de Santa Madalena – Conhecida também como Igreja do Convento em função de ser erguida ao lado do convento de mesmo nome, sua construção durou mais de um século. Sua fase conclusiva se deu no ano de 1793. Descrevendo este belo exemplar arquitetônico de grande valor cultural destacamos a capela-mor com teto em caixotões e a capela profunda em retábulos, esta característica é única em todo o Nordeste do Brasil. Na parte lateral da nave à direita do altar encontramos um Cristo crucificado em estilo barroco diferente do cristo imolado na cruz, com uma nova conotação, em sentido vertical, cabeça erguida em atitude de desafio à morte. Desta obra só existem duas em todo o país, uma aqui e outra no estado da Bahia.

Convento de Santa Madalena – Também conhecido como Convento de São Francisco em função dos seus construtores serem os Franciscanos que o ergueram ao lado da igreja de mesmo nome. Este relicário religioso ficou com o passar dos anos quase em total abandono.  Atualmente abriga o Museu de Arte Sacra de Alagoas, reunindo ali todo o acervo sacro do nosso município e também de outras localidades do nosso Estado.

Igreja de São Francisco – Construída anexa a Igreja de Santa Madalena para completar o grande complexo Conventual Franciscano, possui uma fachada de traço elegante e harmonioso em estilo Rococó. Uma porta almofadada de proporções belíssimas que dá acesso ao templo e três janelas completam a beleza interior do prédio.

Igreja do Amparo – Monumento edificado em homenagem a N. Srª. do Amparo, sua pedra fundamental foi erigida no dia 3 de agosto de 1757. A iniciativa foi dos homens pardos da Vila de Santa Maria Madalena através de sua confraria. A Irmandade de N. S. do Amparo foi fundada no ano de 1683 e sua finalidade principal era o enterro mútuo. O Governador Pedro Paulino doou do seu próprio bolso a importância de 1.000$000 reis, para as reformas que se faziam necessárias na época. A edificação foi concluída no ano de 1860.

Igreja N.S. do Rosário – A Irmandade do Rosário da qual só fazia parte homens pretos, começou sua construção no ano de 1734. Um dos compromissos da Irmandade era não permitir entrada de pessoas de cor diferente no templo. A conclusão da edificação não possui data exata.

Convento do Carmo – Este monumento religioso foi iniciado no dia 26 de março de 1722, por frei Manoel da Encarnação da Ordem dos Carmelitas. Porém, nunca foi dado como construído definitivamente. Os Franciscanos proibiram sua construção judicialmente. Houve até o destelhamento do Convento para fazer a cobertura do edifício do Teatro construído pelo Major Xavier dos Anjos. Anos depois passou a funcionar neste local o cemitério de nossa cidade.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2020 Marechal Notícias. Todos os direitos reservados.