Pub
Pub

Ricardo Coelho

28 de dezembro de 2018
última atualização em 30 de dezembro de 2018 às 18:12

Conheça a origem da Beca

Fotos Crédito atuallityeventos

Depois de muitos anos de estudo e dedicação, chegou o momento mais aguardado pelo estudante e sua família: a formatura. Antes de receber o diploma ou certificado é necessário realizar a colação de grau, que é uma cerimônia, solene e pública, onde a instituição oficializa a conclusão do curso pelos seus alunos.

Durante a colação de grau os formandos devem usar uma vestimenta especial chamada de beca, uma espécie de manto, geralmente na cor preta, que cobre todo o corpo dos formandos.

Qual a origem da beca?
A beca começou a ser usada na magistratura francesa, onde os magistrados têm modelos do traje tanto para solenidades, como para sessões e audiências. As becas foram introduzidas ao universo acadêmico no século XIII, pelas universidades europeias, juntamente com surgimento da figura do Reitor, autoridade máxima dentro de uma instituição.

Este tipo de traje é conhecido como veste talar, cuja extensão vai até os calcanhares. O objetivo deste traje é diferenciando as pessoas que o utilizam das demais, simbolizando o mérito e a responsabilidade social. A palavra talar é derivada do latim talus, que significa tornozelo ou calcanhar.

O que compõe o traje de colação de grau?

Beca
Vestimenta que deve chegar até o calcanhar, com mangas longas que alcancem os dedos das mãos.

Capelo
Também conhecido como Barrete, é o chapéu com pingente usado pelos formandos após a outorga de grau. O pingente deve ser posicionado acima do ombro esquerdo.

Jabor
É um acessório utilizado no ombro do formando. A cor do Jabor é definida de acordo com o curso.

Faixa abdominal
A Faixa fica na altura da cintura, sobre a Beca. Ela segue a mesma cor do Jabor, conforme o curso.

Capa
Esta peça é usada em cima da Beca, sobre os ombros do formando.

Não sendo obrigatório todas as Becas de Formatura seguirem este padrão, sempre terá uma variação de um estado para o outro ou uma empresa de locação de beca para a Outra.

Fotos Crédito atuallityeventos

Reprodução.

Reprodução.

Anuncio
Anuncio

6 Comentários

  1. Yan gabriel disse:

    Muito legal!

  2. Dulce firmino disse:

    Lindo trabalho amigo, parabéns

  3. Etni Pereira Alves disse:

    Quero aqui deixar os meus parabéns a esse veículo de informação por essa belíssima matéria. Não tinha profissional mais qualificado para fazer essa entrevista do que o Sr Ricardo Coelho. Esse sim, sabe tudo sobre FORMATURA.

  4. Eduardo disse:

    Muito Legal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre
Ricardo Coelho

Fotografo e Cinegrafista por amor, desde 1987. Esteve presente no mercado de Pernambuco ,São Paulo e Rio de Janeiro, agregando conhecimento, reunido em seu portfólio, mais de 4000 formaturas no currículo. Gerente Comercial de umas das principais Empresas de Formatura do Nordeste, Diretor de Marketing , Gerente de redes Sociais . Com sua competência e simpatia conquistou o mercado de Formaturas e estado e esta entre os mais lembrados do setor.

Ricardo Pereira Coelho

Contato 82 99631-4502

#ricardocomercial

Instagram ricardocomercial

Anuncio
Anuncio
Anuncio
Desenvolvido por André Moabson S. Ramos