Anuncio
Pub

Ricardo Coelho

9 de outubro de 2019
última atualização em 9 de outubro de 2019 às 20:10

Discurso de Formatura

Imagem internet

A colação de grau é uma das etapas mais emocionantes da formatura, afinal, é ali que os formandos são consagrados como profissionais e agradecem aos familiares, professores e amigos. A abertura desse momento deve ser marcada por um imponente discurso de formatura, pronunciado pelo orador.

O discurso de formatura é muito importante e concentra a atenção de todos os convidados. Por isso, é missão do orador construir um texto coeso, marcante e capaz de reproduzir os sentimentos de toda a turma.

Se você foi escolhido para a difícil tarefa de orador, não se preocupe! Separamos 5 dicas para fazer um discurso de formatura surpreendente. Vamos lá!

Defina a temática e estruture o discurso de formatura:

O primeiro passo para desenvolver o discurso é definir um tema de importante significado para os formandos.

Entre os mais cotados estão, adversidade, maturidade e transformação. Afinal, de uma forma ou de outra, todos ali precisaram superar dificuldades na formação e com certeza obtiveram grande amadurecimento.

Comente desafios que a turma precisou passar em conjunto, transformações evidentes nos grupos de colegas e como deve ser a postura pessoal e profissional dos recém-formados.

Escolha com muito cuidado a temática, pois ela será a base de todo o discurso. Pense nas melhores histórias que aconteceram durante o curso e quais aprendizados elas geraram.

Depois é hora de estruturar o discurso nos clássicos três atos textuais: abertura, desenvolvimento e conclusão.

Abertura: é o momento de agradecer os presentes, apresentar a temática e preparar o público para as ideias centrais. Comece com uma frase de impacto.

Desenvolvimento: conte a história e exemplifique as situações.

Conclusão: faça uma reflexão sobre o futuro profissional dos formandos e os agradecimentos finais. Arremate com uma reflexão, a fim de emocionar os presentes.

Comente suas experiências pessoais

Na hora de escrever e pronunciar o discurso, tente exemplificar a temática com as suas próprias experiências.

Compartilhe suas sensações e vivências durante a graduação. Fale sobre o que marcou você e seus colegas e quais as maiores recompensas dessa jornada.

Seja empático na hora de escolher quais experiências você irá compartilhar – escolha aquelas que sejam compatíveis com a realidade de todos os colegas.

Veja algumas perguntas que podem te ajudar:

Como mudei desde que comecei a estudar até hoje? E meus colegas?

Qual a lição mais importante que posso tirar desse tempo que passei aqui?

Quais são as histórias mais memoráveis do nosso tempo juntos?

Quais desafios todos iremos encarar no próximo passo dessa jornada? Como estamos preparados para viver isso?

Seja carismático e fale com entusiasmo

Um discurso impactante não é feito de palavras rebuscadas e seriedade. É o carisma do orador e a criatividade do texto que serão capazes de ganhar a admiração do público.

O importante é que seu discurso transmita naturalidade. Use a linguagem formal, mas sem excessos, mesclando momentos de descontração e seriedade.

Tente acrescentar um toque de humor com piadas íntimas ou expressões que indicam o companheirismo da turma. Isso tornará sua fala mais atraente e leve.

Lembre-se que esse é um momento de comemoração. Por mais que o discurso tenha um forte apelo emocional, não se esqueça que você precisa transmitir felicidade.

Anime-se com o discurso e deixe isso transparecer na sua voz. Misture volumes e tons de fala. Faça pausas para respirar e gerar mais impacto.

Tenha cuidado com a linguagem corporal. Uma boa postura e o contato visual fazem com que as pessoas absorvam melhor o que está sendo falado e sejam mais cativadas por você.

Cite as pessoas importantes

Tão importante quanto citar conquistas e desafios, é agradecer as pessoas. Não deixe de lembrar daquele professor especial, do colega de classe que superou um grande desafio ou daquele funcionário que ajudou a todos nos estudos e trabalhos.

O discurso de formatura, assim como o convite, é um espaço para agradecer as pessoas e mostrar como todas foram importantes para a conquista do diploma.

Fuja de discursos e frases prontas

Na internet é possível encontrar muitos discursos e frases de impacto. Para quem tem dificuldade de escrever, essa parece ser uma alternativa muito fácil na hora de montar o discurso. Mas jamais caia nessa besteira!

O discurso de formatura deve transmitir a identidade, os desafios e aspirações de toda a turma. Por isso, fica muito claro para todos os convidados quando o texto é copiado.

O orador precisa deixar a preguiça de lado e separar um momento de tranquilidade para enumerar todas as experiências da turma e, assim, redigir um texto original.

Dicas extras:

Para falar corretamente e sem inibição, vale à pena ficar atendo (a) as seguintes dicas;

• Primeiramente definir qual o tema a ser abordado.

• Lembrar à comissão que o tempo máximo usual para discursos é de 05 minutos, e tempo máximo para homenagens: 03 minutos. Este tempo pode alterar..

• Toda apresentação para uma platéia precisa ter início, meio e fim.

• Seja você mesmo, passe as emoções das palavras aos ouvintes

• Pronunciar bem as palavras e com uma boa intensidade

• Falar com uma boa velocidade e ritmo.

• Tem que ser uma pessoa que tenha um vocabulário adequado e uma postura correta.

• Ter muito cuidado com a gramática, pois haverá professores, mestres no local.

• Distribua cópias dos discursos às pessoas no dia do ensaio da colação e distribua os originais no dia da colação.

• Treine bastante, sempre que puder, assim ficara mais fácil.

• Façam uma lista das pessoas que irão discursar, cobrem o discurso (escrito com bastante antecedência) e guarde-os uniformemente em pastas pretas, para tudo dar certo no dia. Montar um discurso de formatura não é nenhum bicho de sete cabeças. Na verdade, é uma missão nobre que toda a turma confiou na sua mão, orador

Imagem internet

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre
Ricardo Coelho

Fotografo e Cinegrafista por amor, desde 1987. Esteve presente no mercado de Pernambuco ,São Paulo e Rio de Janeiro, agregando conhecimento, reunido em seu portfólio, mais de 4000 formaturas no currículo. Gerente Comercial de umas das principais Empresas de Formatura do Nordeste, Diretor de Marketing , Gerente de redes Sociais . Com sua competência e simpatia conquistou o mercado de Formaturas e estado e esta entre os mais lembrados do setor.

Ricardo Pereira Coelho

Contato 82 99631-4502

#ricardocomercial

Instagram ricardocomercial

Anuncio
Anuncio
Copyright © 2020 Marechal Notícias. Todos os direitos reservados.