

Nova diretoria da Instância da Caatinga é empossada com foco no fortalecimento do turismo regional
Nesta quinta-feira, 31 de julho de 2025, na Casa do Empreendedor em Santana do Ipanema/AL, aconteceu a Assembleia Geral da Instância de Governança da Região da Caatinga para a eleição da nova diretoria (biênio 2025-2027) e do novo conselho fiscal, seguida da posse dos respectivos eleitos. Participaram do processo representantes dos quatro municípios atualmente inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro: Santana do Ipanema, Maravilha, Mata Grande e Olho d’Água das Flores.
A solenidade teve início às 10h da manhã e contou com a participação de representantes dos municípios que integram a instância, autoridades locais, profissionais do setor e apoiadores do desenvolvimento turístico da região. Durante a abertura, o presidente em exercício, Éderlan da Cunha Santos, destacou a importância da união dos municípios e da atuação estratégica da associação para transformar o turismo em uma ferramenta de geração de emprego, renda e pertencimento cultural.
A nova diretoria eleita, formada por lideranças com atuação reconhecida no setor, assume com o compromisso de ampliar a articulação institucional, fortalecer parcerias com o trade turístico e promover ações que impulsionem o turismo sustentável e regionalizado. A chapa eleita é composta por:
Presidente: Renilde Silva Bulhões Barros
Vice-presidente: Mariana Agra Farias
Secretária: Sheyla Mendes Costa
Diretor Financeiro: André Silva Souza
Além da diretoria executiva, também foram escolhidos os novos membros do Conselho Fiscal, responsáveis por acompanhar a transparência das ações da associação:
Conselheira: Lícia Catarina Alves de Melo | Suplente: Éderlan da Cunha Santos
Conselheiro: Jocimar Oliveira Limeira | Suplente: Daniella Nara Vieira
Conselheira: Sandra Bezerra Silva | Suplente: Jeane Vieira de Oliveira
Durante seu discurso de posse, a nova presidente, Renilde Bulhões, reforçou a necessidade de ampliar o protagonismo da Região da Caatinga no cenário turístico estadual e nacional. “Temos uma riqueza cultural, histórica e ambiental que precisa ser valorizada. A Instância da Caatinga será um instrumento de articulação, planejamento e execução de políticas públicas que possam transformar essas potencialidades em oportunidades concretas para a população”, afirmou.
A nova gestão, que segue até julho de 2027, já planeja uma agenda de encontros regionais, capacitações para empreendedores e gestores públicos, além da atualização do planejamento estratégico da instância, com foco na inclusão de mais municípios e no fortalecimento das rotas turísticas integradas.
Com a posse, a diretoria assume oficialmente suas funções por um mandato de dois anos, dando continuidade aos esforços de institucionalização da governança turística e ao fortalecimento das bases para o desenvolvimento econômico sustentável na região, inserida no Médio Sertão Alagoano.


0 Comentários