Anuncio
Pub

Ricardo Coelho

20 de fevereiro de 2022
última atualização em 20 de fevereiro de 2022 às 09:02

O que é script de vendas?

Um script de venda é um documento que funciona como um passo a passo para orientar os vendedores de uma equipe. Ou seja, trata-se de uma sequência ordenada de maneira empírica para que o profissional de vendas tenha mais chances de fechar o negócio.

O roteiro de vendas é o documento que registra os passos essenciais pelo qual o comercial deve passar, assim fica mais fácil direcionar a conversa e prender a atenção do cliente, além disso é importante para guiar a rotina do vendedor.

Quais as vantagens de ter um script de vendas !

O script de vendas pode potencializar o tempo do vendedor e gerar maiores lucros para a empresa, só que essa não é a única vantagem.

Quando uma padronização é criada, torna- se mais fácil se ajustar às expectativas daquele cliente.

Caso aconteça algo fora da curva, o vendedor consegue ter um tato maior e se adaptar às necessidades daquela situação, com a qualidade sendo priorizada durante todo o processo.

Outra vantagem do script é que ele pode ser utilizado durante todas as fases do processo de vendas, ou seja, qualificação, prospecção, nutrição etc.

Com um método que pode ser aplicado a qualquer momento, a economia de tempo abre portas para novas oportunidades de vendas.

Padronizar a abordagem:

Fica fácil garantir que todos os leads sejam atendidos no mesmo padrão de qualidade e segundo o perfil da empresa.

Direcionar as conversas:

Traz uma sequência lógica na abordagem e nas conversas fazendo com que o comprador crie confiança mais rapidamente. Vale a pena lembrar que padronizar não é limitar, toda negociação deve ser personalizada e atender as necessidades do seu cliente!

Como construir um script de vendas?

Existem muitos modelos protos na internet que você pode utilizar para fazer o seu.

Estude a empresa

O primeiro passo para a criação de um script de vendas é estudar a empresa.

Existem muitos vendedores que trabalham anos em uma empresa, não conhecem a sua história, seu público e nem mesmo seu papel dentro dela.

Claro que ninguém precisa, obrigatoriamente, conhecer todos os aspectos da empresa. Entretanto, ter esses dados em mãos é importante para conhecer alguns aspectos mais técnicos e históricos que podem ser implementados no discurso e script de vendas.

Direcionar as conversas

Traz uma sequência lógica na abordagem e nas conversas fazendo com que o comprador crie confiança mais rapidamente. Vale a pena lembrar que padronizar não é limitar, toda negociação deve ser personalizada e atender as necessidades do seu cliente!

Com todas estas vantagens em mente, chegou a hora de construir o script de vendas ideal para a sua empresa. Agora, algumas dicas para facilitar a construção do seu roteiro de vendas:

• Peça ajuda dos seus melhores vendedores

Use sua equipe para construir o roteiro. Como eles estão em campo sabem entender melhor o que acontece no dia a dia da negociação da sua empresa. Discuta com eles quais são os melhores caminhos e oportunidades.

Busque fatores de sucesso

Depois de falar com seus vendedores, seu papel na gestão é identificar quais são os fatores comum para guiar uma boa abordagem comercial, ou seja, retire os elementos pessoas e que não podem ser usados naturalmente

Tente responder perguntas como:

– De que forma criam conexões

– quais são as perguntas que fazem ao longo do contato

– como apresentam a solução

– como lidar com objeções comuns

• Construir o roteiro

Agora que você reuniu as peças é só montar o quebra cabeça. Tente deixa-lo beeeeem objetivo.

Uma ideia boa é pensar, se fosse comigo eu daria atenção para um vendedor que me abordasse dessa maneira? E siga esse roteiro.

Apresentação (quem é você, de que empresa faz parte e qual seu papel)

Porque está entrando em contato

Validação (Pessoa ou empresa tem esse desafio? Acha importante resolvê-lo?)

Convite para próximo passo (reunião, evento, demonstração, entre outros)

• Teste a sua abordagem

Antes de sair multiplicando esse roteiro, chame seus vendedores e teste

Com isso, vem uma nova etapa de observação:

Como os vendedores se adaptaram a este roteiro?

A comunicação ficou clara para os leads?

A taxa de conversão para o próximo passo realmente aumentou?

• Se necessário adapte

Depois dessas observações, alguns ajustes precisarão ser feitos, mas você deve sempre se lembrar de que esse roteiro funcionará como um guia e que cada cliente deve ser tratado como único e de maneira personalizado.

Exemplos de script de vendas:

Agora que você já entende quais os elementos necessários para criar um bom script de vendas, que tal alguns exemplos para te inspirarem?

Exemplo e-mail:

Boa tarde, [nome do cliente]!

Tudo bem com você?

Meu nome é [nome do vendedor] e trabalho para a empresa [nome da empresa], como [breve descrição da função].

O motivo do meu contato é para informar novas atualizações no nosso sistema, elas são extremamente importantes para o crescimento da sua empresa.

Podemos agendar uma reunião?

Espero seu contato.

Atenciosamente, [nome da empresa ou vendedor].

Exemplo telefone:

Olá, tudo bem? Eu sou o/a [nome do vendedor] da empresa [nome da empresa] e trabalho com [cargo]. Gostaria de falar com o responsável pelo [setor]. Seria possível?

Exemplo whatsapp:

Olá, tudo bem? Quem fala aqui é o [nome do vendedor] e sou responsável por [função] na empresa [nome da empresa]. O motivo deste contato é para verificar se você pensou sobre nosso último contato. Aguardo sua resposta, qualquer dúvida é só me chamar.

NUNCA PARE DE CONSTRUIR O SCRIPT

Como mencionamos acima, o script está sempre evoluindo. Por isso, você deve sempre registrar cada mudança no script e analisá-la, de modo a otimizar os resultados. Escute o feedback dos colaboradores, entendendo qual é o momento em que existe a perda do contato. É aí que você deve focar.

Vamos fechar contratos! Boa sorte.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre
Ricardo Coelho

Fotografo e Cinegrafista por amor, desde 1987. Esteve presente no mercado de Pernambuco ,São Paulo e Rio de Janeiro, agregando conhecimento, reunido em seu portfólio, mais de 4000 formaturas no currículo. Gerente Comercial de umas das principais Empresas de Formatura do Nordeste, Diretor de Marketing , Gerente de redes Sociais . Com sua competência e simpatia conquistou o mercado de Formaturas e estado e esta entre os mais lembrados do setor.

Ricardo Pereira Coelho

Contato 82 99631-4502

#ricardocomercial

Instagram ricardocomercial

Anuncio
Anuncio
Copyright © 2020 Marechal Notícias. Todos os direitos reservados.