
A disputa entre os clãs da política de Santana do Ipanema e Poço das Trincheiras, municípios do Sertão de Alagoas, tem impedido que comerciantes de peixes santanenses possam comprar tilápias no vizinho município e revende-las em Santana.
A situação – inusitada em qualquer outra cidade do país – tem forçado que os comerciantes santanenses comprem o peixe em Pernambuco, pagando mais caro pelo quilo e pela quilometragem.
Poço se transformou em um dos maiores criadores de tilápia do Sertão, através de um moderno projeto público de recirculação de água para piscicultores familiares. O projeto tem levado ao município prefeitos de diversas cidades brasileiras e técnicos do governo federal para vão ver inloco como funciona o sistema, criado por iniciativa da prefeitura municipal, beneficiando as famílias de criadores.
Todavia, o que é atração em todo o Estado e uma fórmula de tirar famílias que até então estavam ou estão “presas” as faltas de perspectivas se tornou mais um motivo para a “guerra” política entre os dois municípios.
Valmiro Costa (MDB), prefeito de Poço, não aceita apoiar a família Bulhões, que tem tentado, sem sucesso, assumir o comando político do município vizinho. Em resposta – embora não seja confirmado publicamente – nenhum comerciante santanense pode comprar os peixes de Poço, onde as famílias estão conseguindo vender a preços menores – cada dia mais – a mais municípios.
0 Comentários