Madereira Portal
Auto Peças
Cia das Bebidas

Internauta registra formação do fenômeno halo solar no céu

Presença de um halo solar foi observada no céu do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (13) (Foto: Pedro Henrique de Morais Campetti/Vc no G1)

Presença de um halo solar foi observada no céu do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (13) (Foto: Pedro Henrique de Morais Campetti/Vc no G1)

A formação do fenômeno chamado halo solar no céu do Rio Grande do Sul foi observada nesta sexta-feira (13) pelo internauta Pedro Henrique de Morais Campetti. Ele mora em Farroupilha, na Serra do estado, e fotografou o efeito durante o horário do almoço, pouco depois do meio-dia.

Halo solar também  foi observado no céu de Porto Alegre nesta sexta (Foto: Fábio Freitas/RBS TV)

Halo solar também foi observado no céu de Porto
Alegre nesta sexta (Foto: Fábio Freitas/RBS TV)

“Olhei para o céu e vi. Todos começaram a fotografar”, contou ao G1 o internauta de 26 anos.

A movimentação de nuvens formadas de cristais é comum e dá a impressão de círculos no céu. Normalmente, o efeito fica mais vísivel a olho nu nos horários em que o sol está posicionado em uma angulação próxima ao “sol a pino”. O tempo bom também auxilia na visualização. Outros municípios do estado também registraram o fenômeno, como Porto Alegre.

Nota da Redação: De acordo com a Somar Meteorologia, o halo solar é formado por nuvens de cristais de gelo, que são iluminadas pelo sol. Os raios dão a formação de “coroa”, caracterizando o fenômeno.

Segundo a instituição, o efeito é bastante parecido com o do arco-íris e é formado por nuvens do tipo cirrus. O halo ocorre apenas em dias de céu praticamente aberto e normalmente antecede alguma instabilidade. No caso do Rio Grande do Sul, por conta do mau tempo no Paraguai nesta sexta-feira, o halo se formou na borda das nuvens da frente fria, refletindo no estado.

Fonte: G1

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marechal Notícias