Madereira Portal
Auto Peças

Governo do Tocantins anuncia publicação de edital do concurso da Polícia Civil: 515 vagas!

PC-TO-e1393353968298Após  selecionada a empresa vencedora para realizar o concurso da Polícia Civil do Tocantins (Fundação Aroeira – responsável pelo departamento de seleção da PUC – GO), o edital com todas as informações sobre o certame foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 26. Em entrevista coletiva realizada na sede da Escola de Governo do Tocantins, os secretários de Estado da Administração (Secad), Lúcio Mascarenhas, e da Segurança Pública (SSP), José Eliú de Andrada Jurubeba, além dos representantes da Fundação Aroeira, explicaram aos presentes os termos do edital. Ao todo, entre vagas para provimento imediato e cadastro de reserva, foram destinados 515 cargos que englobam as diversas carreiras referentes ao policiamento civil.

Segundo o cronograma apresentado ontem, a primeira categoria a fazer provas objetivas é a de delegado, com exame previsto para o dia 25 de maio; já para agente, escrivão, papiloscopista e agente de necrotomia, a prova está marcada para o dia 1° de junho; enquanto os cargos de perito e médico legista têm exame escrito marcado para 8 de junho. As inscrições devem ser feitas entre os dias 10 de março e 9 de abril, conforme o cronograma.

Novidades

O secretário destacou que neste concurso específico algumas medidas novas estão sendo tomadas para garantir maior lisura e paridade no processo seletivo. Medidas como uma mudança no sistema de direcionamento dos classificados para as respectivas delegacias do Tocantins. “Neste concurso, após o término do curso preparatório de 90 dias, os classificados irão escolher, por ordem de classificação, para qual cidade pretende ser designado”, frisou. Todas as cidades e o número de vagas para cada uma delas estará discriminado no edital, conforme o secretário.

Outra novidade neste certame é que mesmo os candidatos aprovados para o cadastro de reserva depois de todas as etapas do concurso deverão participar do curso preparatório da Polícia Civil. “Desta forma, se for necessário convocá-los, não será necessária a realização de outro curso deste, que é muito caro, o que acelera o processo” frisou.

Além disso, para se chegar ao total de vagas, as entidades ligadas à Polícia Civil (SSP, sindicatos) foram consultados, de acordo com o secretário da Segurança Pública, Eliú Jurubeba. “Este concurso é a superação de uma demanda. Ao número total de vagas, se chegou depois de consultar os sindicatos, delegados e outras entidades”, completou.

Concurso

Ao todo, foram disponibilizadas 515 vagas para provimento imediato e cadastro de reservas da Policia Civil. Das 397 vagas previstas para provimento imediato, 97 são para delegado, 38 para agente, 162 para escrivão, 20 para auxiliar de autópsia, 10 para papiloscopista, 10 para médico legista e 60 para perito criminal. Este último cargo, segundo o despacho governamental, terá as diversas especificidades definidas no edital a ser publicado. (ATN)

A distribuição das ofertas de cadastro reserva ainda não foi divulgada. Portanto, o número de oportunidades citado acima faz parte apenas das vagas imediatas.

De acordo com o chefe do Executivo, o concurso foi anunciado em momento importante, pois 60 delegados irão se aposentar, sendo substituídos pelos 97 futuros titulares, demonstrando o que falo sobre os servidores que estão se aposentando! A partir de agora, como boa parte dos servidores públicos estão com idade para se aposentar, a quantidade de concursos irá aumentar para poder ter uma renovação pessoal natural: bom para os concurseiros.

Para ter acesso ao edital, basta clicar aqui!

Aos que estudam para os cargos que este concurso prevê, lembrem-se: estudar até passar!

Foco, força e fé!

Do TNH1

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marechal Notícias