
Um meio de transporte inovador está conquistando as ruas de Barcelona (Espanha) e transformando um dos subprodutos mais polêmicos da humanidade em energia: um ônibus ecológico abastecido com biometano, gás que vem da decomposição de resíduos orgânicos. Em outras palavras, um ônibus movido a fezes humanas.
O biometano foi produzido a partir da matéria orgânica úmida resultante do tratamento de águas em uma estação local. O jornal francês “Le Monde” estima que foram usados “dejetos humanos de mais de 1,5 milhão de moradores da cidade catalã”.
Desde que foi implementado, há 39 meses, o ônibus-piloto já conseguiu reduzir em mais de 85% a pegada de carbono e aumentar em 70% a energia obtida do biogás. A cada ano, ele percorreu mais de 14 mil quilômetros.
O projeto, batizado de Life Nimbus, é uma colaboração entre os departamentos de águas e transporte de Barcelona com institutos de pesquisa e a Universidade Autônoma de Barcelona.
A medida foi aplaudida por diversas ONGs e governos locais, mas também chamou atenção dos cidadãos. Em entrevista ao “Le Monde”, uma aposentada catalã chamada Rosa Maria Gay comentou ao descobrir como é o processo de produção do biometano: “Acho que é uma ideia fantástica. Já aproveitamos os dejetos dos animais, então por que não os nossos?”.
“Contanto que seja energia renovável e não tenha mau cheiro, acho ótimo”, disse Alessandra Spano, estudante de ciência da computação.
0 Comentários