
Mais uma etapa importante na carreira foi cumprida por 59 militares na sexta-feira, 28, A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) promoveu a formatura de mais um Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) na corporação. A cerimônia, no Pleno do Tribunal de Justiça, em Maceió, marcou a conclusão da etapa iniciada em abril deste ano na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM).
A turma, cujo nome presta honra ao tenente-coronel PM Jozinaldo Anízio da Silva (in memoriam), foi composta por oficiais da PM-AL e de corporações coirmãs, com alunos vindos das Polícias Militares do Rio de Janeiro (PMERJ), da Bahia (PMBA) e do Maranhão (PMMA).
Cumprindo o rito institucional, os veteranos homenageados foram chamados à frente de honra, para receberem a devida continência. Foram convidados, especialmente, veteranos com vínculo familiar com a turma, entre eles pais e um tio dos concluintes. Foram eles: o tenente José Batista da Silva e os sargentos Edno Teixeira da Silva, José Nilton Canuto, José Maurício Pereira de Oliveira e Marcos Antônio Silva.
No momento destinado ao reconhecimento daqueles que obtiveram as maiores médias finais, os três primeiros colocados foram reconhecidos, recebendo seus devidos certificados e respectivas medalhas do Mérito Intelectual. O evento teve espaço para agradecimento às personalidades civis e militares, instrutores e apoiadores que foram fundamentais no desenvolvimento do curso.
O comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, agradeceu a presença de todos os presentes e destacou que o momento é de celebração da conclusão de um curso, mas também a renovação do compromisso de cada concluinte com a sua corporação e com a sociedade.
“Chegar até aqui é fruto de muito esforço, muita disciplina, estudo e dedicação. Que os senhores e as senhoras sigam honrando o nome da turma e suas respectivas fardas, fortalecendo a Segurança Pública e servindo com coragem, fé e sabedoria”, disse o coronel Paulo Amorim.
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Fábio Bittencourt, também homenageou os formandos. “Desejo que essa turma venha melhorar sempre o trabalho desenvolvido e muito bem desenvolvido pela briosa Polícia Militar. Parabenizo a todos que estão se formando hoje, bem como aos seus respectivos familiares. Sei que é árdua a missão, mas nunca é tarde para crescer, para evoluir e progredir”.
O coronel Neyvaldo Amorim, subcomandante-geral da PM-AL participou do evento. Estiveram presentes também autoridades e personalidades como o comandante da APMSAM, coronel Carlos Azevedo e a equipe da Academia; o deputado estadual Alexandre Ayres, padrinho da turma; o deputado estadual Francisco Tenório, paraninfo da turma; e o major Umbelino, que representou a Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP), da qual é subdiretor.
Participaram ainda o brigadeiro João Paulo Boia, da Força Aérea Brasileira; o procurador de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro, Márcio Mothé Fernandes; os coroneis Nicolau Sauaia e Adalberto Piton, da PMMA e da PMBA, respectivamente. O chefe da Assessoria Militar da Assembleia Legislativa, coronel Thomás de Assunção, também compôs a mesa de honra, bem como os tenentes-coronéis Helson, Emery e Calvano. Entre os componentes, esteve também o professor Eraldo Ferraz.
Em nome da turma, o orador destacou o papel do curso na preparação do oficial para funções de maior complexidade e responsabilidade. “Ele aperfeiçoa nossas competências de gestão, de liderança, de tomada de decisão e de planejamento estratégico. É um curso que amplia a visão institucional, aprimora nossa capacidade de comandar e reforça com profundidade o compromisso que assumimos quando escolhemos servir. Nos mostra que ser oficial não é apenas ocupar um curso, é assumir um papel de referência, de equilíbrio, de inspiração”, discursou o capitão Fábio Calheiros.
CAO
O Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais tem como propósito aprimorar a formação dos oficiais por meio de qualificação contínua e especialização com enfoque multidisciplinar, preparando-os para exercer cargos e funções que demandam conhecimentos técnicos e competências específicas, especialmente na área de gestão. Além disso, o CAO constitui um dos requisitos legais para a progressão na carreira, habilitando os participantes a concorrerem às promoções, começando pelo posto de major.


0 Comentários