
Após uma longa e intensa briga na Justiça, a TV Globo tem uma nova afiliada em Alagoas. Trata-se da TV Asa Branca, que passará a transmitir o sinal da emissora carioca no estado, após o Supremo Tribunal Federal (STF) revogar a decisão que obrigava a Globo a renovar o contrato com a emissora do ex-presidente Fernando Collor.
Com a decisão do STF, proferida pelo presidente Luís Roberto Barroso, nesta sexta-feira (26), a TV Asa Branca, que já mantém uma estrutura preparada desde 2023 para a iniciar as operações em Alagoas, passa a transmitir o sinal da Globo no estado.
Logo nas primeiras horas deste sábado, 27, a TV Asa Branca estreou uma conta oficial nas redes sociais. Divulgando imagens de pontos turísticos de Maceió, a emissora se apresentou como “a Globo em Alagoas”.
“É apenas o começo. Estamos prontos para contar histórias, mostrar o que é nosso e caminhar junto com cada alagoano. Nossa história hoje ganha novas páginas em terras alagoanas. Hoje a Asa Branca estreia em Alagoas como afiliada”, postou a emissora.

Conforme a indicação da própria TV Asa Branca, em Maceió ela é transmitida pelo canal 28; em Arapiraca pelo 15.1; e em Delmiro Gouveia, pelo 14.1. A emissora já começou a atuar e está retransmitindo a programação da Globo Nordeste, com base na grade que exibe em Pernambuco e aparecendo nas TVs alagoanas, provisoriamente, como TV Elo.
Até a madrugada deste sábado (27), a TV Gazeta de Alagoas, que está em meio às comemorações dos seus 50 anos, seguia transmitindo o sinal da Globo, mesmo após a decisão para encerramento do contrato.
A emissora alagoana ainda fez nenhum pronunciamento sobre o assunto. Possivelmente, ela deve manter sua programação local e deve buscar uma nova parceria com outra emissora nacional.
Em nota, divulgada na madrugada deste sábado, a TV Globo oficializou o fim da parceria com a TV Gazeta e comunicou oficialmente o nome da nova afiliada em Alagoas.
Leia a nota na íntegra:
“TV Asa Branca é a nova afiliada da Globo para o estado de Alagoas
A partir de hoje, a nova afiliada da Globo para o estado de Alagoas é a TV Asa Branca, que passará a retransmitir o sinal da TV Globo para a região. A TV Gazeta de Alagoas não vai mais transmitir o sinal da TV Globo em função do encerramento da relação contratual existente entre ambas.
A nova emissora garantirá a continuidade na entrega de conteúdo e serviços à população local. Essa mudança reforça o compromisso da Globo em manter uma rede de afiliadas sólida, alinhada com os padrões de qualidade e cobertura que caracterizam sua atuação em todo o país, beneficiando o público e fortalecendo a presença da Globo no estado alagoano.
Comunicação Globo
Rio de Janeiro, 27 de setembro de 2025″
Sobre a TV Asa Branca
A TV Asa Branca é uma afiliada da Rede Globo, sediada em Caruaru, Pernambuco, e faz parte do Grupo Asa Branca, que também inclui os portais G1 e GE Caruaru e as rádios CBN. A emissora foi fundada em 1991 e atinge uma vasta área de Pernambuco, levando informação e conteúdo local para o Agreste, Sertão e Mata Sul do estado.
No ar em Alagoas desde junho de 2024, a TV Asa Branca havia se afiliado temporariamente ao Futura. No entanto, a transmissão dos programas da TV educativa do Grupo Globo foi encerrada à 0h08 deste sábado, momento em que foi anunciada a nova afiliação da emissora.
Entenda a disputa na Justiça e o motivo do rompimento entre a Globo e a TV Gazeta de Alagoas
A Globo tentava desde o final de 2023 encerrar uma parceria de 50 anos com a TV Gazeta. Em contrapartida, a emissora alagoana obteve uma liminar na Justiça estadual que obrigava a prorrogação compulsória do contrato por mais cinco anos. A decisão foi mantida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), o que levou a Globo a recorrer ao STF.
A TV Gazeta alegava que a saída da Globo poderia levar o grupo à falência, uma vez que a emissora está em recuperação judicial desde 2019. O plano de pagamento aos credores foi homologado em 18 de setembro.
A Globo justificou que a principal razão para encerrar a parceria é a condenação de Fernando Collor pelo STF em maio de 2023, que cumpre pena de oito anos e dez meses de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção.
No processo, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, emitiu parecer favorável à Globo, argumentando que “a decisão proferida na origem e mantida pelo STJ impôs à concessionária de serviço de radiodifusão a prorrogação de contrato com afiliada em cujo quadro societário figura pessoa cuja presença pode ser considerada infração, havendo potencial óbice à manutenção da outorga do serviço”.
*Foto: Divulgação / TV Asa Branca
0 Comentários