
O senador Renan Calheiros (MDB) confirmou que o Ministro dos Transportes, Renan Filho, deixará o cargo em abril de 2026 para disputar a reeleição ao governo de Alagoas. O anúncio foi feito em entrevista exclusiva concedida à GazetaNews ontem. Na ocasião, o parlamentar também falou sobre sua própria candidatura ao Senado.
“De fato, o Ministro Renan Filho já comunicou ao presidente Lula que será candidato ao governo de Alagoas. Ele deixa o cargo em abril porque essa já era uma discussão que vínhamos tendo dentro do MDB”, afirmou o senador.
Sobre sua reeleição, Renan disse que o objetivo é continuar trabalhando por Alagoas. Segundo ele, não há definição sobre uma eventual “dobradinha” com outro nome, mas o perfil do aliado precisa ser compatível. “Sou candidato à reeleição pois assim terei mais condições de ajudar Alagoas. Sobre a possibilidade de nos juntarmos a um segundo nome, ainda não temos definição. O que precisamos é de alguém com perfil de compromisso com Alagoas”, avaliou.
Renan destacou que sua prioridade é a defesa do municipalismo. “A pauta do municipalismo sempre foi nossa prioridade. Principalmente sobre o orçamento, que estava travado porque a votação só ocorreu este ano, mas que será liberado em dez ou quinze dias, em especial as emendas parlamentares”, explicou.
Ele também afastou, por ora, qualquer possibilidade de aliança com o deputado federal Arthur Lira (PP) em 2026. Segundo Renan, ainda não houve sinalização de afinidade suficiente para uma união política. O senador também evitou demonstrar aproximação com o prefeito de Maceió, JHC.
Questionado sobre o elogio ao ex-deputado João Caldas pela obra na Serra da Catita, em Ibateguara, ele respondeu: “Foi um reconhecimento momentâneo. Não penso como ele, mas a partir de agora precisamos ajudar a capital, e o que puder fazer, irei ajudar independentemente da questão partidária”.
Sobre o quadro de articulações políticas para o próximo ano, o senador deixou claro seu otimismo no sucesso do grupo liderado pelo MDB em Alagoas. “Contamos com o apoio de 92 prefeitos e observamos plenas condições de fazer dois senadores e quatro a cinco deputados federais”, declarou.
Sobre a disputa presidencial de 2026, Renan Calheiros reafirmou apoio à reeleição do presidente Lula. Para ele, o petista tomou medidas importantes na área econômica e deve recuperar popularidade. “Lula garantiu a elevação da massa salarial em 10,7%. É verdade que o aumento da renda aquece a economia e pode pressionar a inflação, mas acredito que ele está preparado para administrar isso, especialmente no que diz respeito aos alimentos”, concluiu.
À tarde, o senador esteve em Murici participando da inauguração da reforma e ampliação do Hospital Geral Dagoberto Omena, ao lado do Governador Paulo Dantas e do Ministro Renan Filho.
0 Comentários