Madereira Portal
Auto Peças

Alagoas é 1º no Nordeste e avança na cobertura vacinal contra a gripe

Até agora, foram aplicadas 350.583 doses, deixando o Estado com 74,41% da meta

Até agora, foram aplicadas 350.583 doses, deixando o Estado com 74,41% da meta

Alagoas já imunizou 74,41% do público alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2013 – a meta instituída pelo Ministério da Saúde (MS) é de 80%. No ranking da imunização, a estatística deixa o Estado em primeiro lugar no Nordeste e em terceiro no País, com 350.583 doses aplicadas desde o início da ação, iniciada em 15 de abril.

De acordo com levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), 43 cidades estão com um percentual acima do desejado, enquanto outras 29 estão entre 70% e 80% e 30 registraram uma cobertura vacinal entre 50 e 70%. Até agora, os grupos com melhores índices são o das puérperas (92,02%) e população indígena (83,74%).

Já a vacinação entre os trabalhadores de saúde está na casa dos 80% e idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos e gestantes apresentam 72,64%, 77,11% e 68,83%, respectivamente. Além desses, também fazem parte do público alvo a população privada de liberdade e portadores de comorbidades, que não possuem meta estabelecida.

O objetivo da campanha, com encerramento previsto para 10 de maio, é imunizar 471.172 mil pessoas no Estado. A iniciativa é promovida nos 102 municípios alagoanos em parceria com Sesau, que já realizou visitas de apoio a 14 cidades e enviou carros de tração para vacinação em áreas de difícil acesso em Murici, Matriz de Camaragibe, São Luis do Quitunde, Campo Alegre, Marechal Deodoro e São Miguel dos Campos.

Segundo a gerente do Núcleo do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em Alagoas, Denise Castro, é importante que tanto os gestores quanto a população se engajem. “É fundamental esse chamamento para que as pessoas compareçam e possam se vacinar. As administrações municipais também devem se mobilizar para alcançar a meta preconizada”, diz.

Ainda segundo a gerente do PNI, na capital alagoana os acamados estão recebendo visita para vacinação por meio de agendamento. Já o público-alvo em geral deve procurar os postos de vacinação, que estão funcionando normalmente para a aplicação da vacina contra a gripe. Cerca de 3.500 profissionais e 670 automóveis estão envolvidos na campanha.

Prevenção

A gripe é uma infecção viral aguda que acomete o sistema respiratório e afeta 75% dos idosos e das crianças entre seis meses e dois anos. Com sintomas semelhantes ao do resfriado, o vírus da influenza pode ser transmitido por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, após contato com superfícies contaminadas.

De acordo com dados do MS, a vacinação reduz entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60% e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% e 68%, respectivamente.

Do Alagoas Tempo

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marechal Notícias