
Um casal foi flagrado levando um bebê pendurado e sem capacete na garupa de uma moto em Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina. As imagens circulam nas redes sociais e mostram a criança presa em uma bolsa, conhecida como “canguru”, que a mulher carregava nas costas.
Segundo a Coordenadoria de Trânsito (Codetran) do município, o caso ocorreu na terça-feira (16) e os adultos, que usavam capacetes, ainda não foram identificados.
🔎 O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) proíbe o transporte de menores de 10 anos em motocicletas e obriga o uso correto de capacete para condutor e passageiro.
Imagens da infração repercutiram nas redes sociais e internautas criticaram a atitude do casal. “As crianças estão à mercê de adultos sem noção! Crianças precisam de carinho e cuidado”, escreveu uma mulher.
Em nota, a Codetran disse que “situações como essa representam um risco extremo à vida e não podem ser normalizadas”.
Também informou que está em contato com o Conselho Tutelar da cidade para avaliar medidas legais complementares que podem ser tomadas em situações como essa.
“A Codetran destaca que realiza fiscalizações constantes e ações educativas voltadas à segurança viária, mas lembra que a proteção da vida deve ser prioridade absoluta dos pais e responsáveis”, diz trecho.
De janeiro até setembro de 2025, 127 autos de infração de trânsito (AITs) em Itajaí relacionados ao transporte irregular de crianças em motocicletas foram lavrados, sendo:
- 74 por ausência de capacete no passageiro;
- 10 por ausência de capacete no condutor (criança com capacete);
- 43 por transporte de menores de 10 anos.
0 Comentários