
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) dará início, na próxima segunda-feira, 1º de dezembro, à Operação Verão 2025/2026. A iniciativa – que seguirá até 1º de março de 2026 – visa realizar ações de prevenção, conscientização e resposta rápida a emergências durante o período de maior movimentação turística no estado.
Durante os três meses de operação, a corporação intensificará as ações preventivas nas ocorrências de maior incidência, distribuindo de forma estratégica os recursos operacionais nos pontos de maior demanda, com o objetivo de reduzir o tempo-resposta às ocorrências e ampliar a atividade preventiva em praias, rios e
ambientes aquáticos, na capital, região metropolitana e interior do estado, garantindo maior segurança da população local e dos turistas.
Durante o período de operação, o Corpo de Bombeiros contará com 20 postos de guarda-vidas ativos em todo o estado, sendo 10 na capital e região metropolitana e outros 10 distribuídos por municípios do interior.
Na capital, os postos estarão localizados na Praia do Francês, Jatiúca, Mirante da Sereia, Guaxuma, Sobral, Jacarecica, Ecovia Norte, Praia do Gunga, Barra de São Miguel e na Ronda Motorizada da Pajuçara.
No interior, os pontos de atuação serão em Maragogi (Centro), Maragogi (Barra Grande), Japaratinga, Patacho, São Miguel dos Milagres, Prainha de Penedo, Praia do Pontal do Peba, Praia de Lagoa do Pau, Piranhas e Pão de Açúcar.
Os detalhes sobre o efetivo empregado, equipamentos, estratégia de atuação e outras medidas planejadas serão apresentados em coletiva de imprensa na próxima segunda-feira (1º), às 10h30, no auditório do Quartel do Comando-Geral (QCG), no bairro Trapiche da Barra, em Maceió.
Operação Verão
A Operação Verão ocorre devido ao aumento significativo de acidentes relacionados a salvamentos aquáticos e incêndios em vegetação, que se intensificam com a chegada do verão e da alta temporada. Considerando o aumento no fluxo de turistas e moradores em praias, rodovias e outros pontos estratégicos, o CBMAL reforça anualmente o efetivo e as ações de fiscalização, ampliando as medidas preventivas e aprimorando as respostas às emergências, com foco prioritário na segurança da população.
O plano da operação é estruturado com base em dados históricos que apontam tendências de aumento das ocorrências, permitindo o planejamento de ações preventivas e corretivas capazes de minimizar impactos.
A estratégia foi construída a partir de uma análise detalhada das principais atividades operacionais dos anos anteriores, com destaque para salvamentos aquáticos e incêndios em vegetação, especialmente nas áreas litorâneas e na Zona da Mata, que concentram maior incidência desses incidentes devido ao período de férias escolares e aos meses mais quentes e secos do ano, além de grande movimentação típica do verão, réveillon, carnaval, Festa do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e Semana Santa.
Além das ações em praias, o aumento do número de turistas em todo o estado amplia a vulnerabilidade a outros tipos de acidentes em rodovias e pontos turísticos. Por isso, as ações de combate a incêndios, busca e salvamento e atendimento pré-hospitalar são reforçadas tanto na Região Metropolitana quanto no interior, garantindo maior eficiência na resposta às emergências em todo o estado.


0 Comentários