Madereira Portal
Auto Peças

Dilma anuncia mais R$ 9 bilhões para o Nordeste combater a seca

9e5700dfdd0e28f07f3fe8fddf70eb8d

Mais R$ 9 bilhões serão destinados pelo Governo Federal para o enfrentamento da seca no Semiárido nordestino. O anúncio foi dado pela presidente Dilma Rousseff, na manhã desta terça (2), em Fortaleza, durante a 17ª Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), com a participação do governador Teotonio Vilela e dos governadores dos demais estados do Nordeste. Dilma defendeu obras permanentes nos estados da região e disse que os governos precisam investir mais em tecnologia na convivência com a estiagem na região.

Segundo a presidenta, “o futuro está em cima”, o que significa que é preciso obras concretas e medidas efetivas para evitar os prejuízos causados pela seca na agricultura e nos agronegócios. Dilma lembrou que o governo federal tem disponibilizado recursos do Seguro Safra para a agricultura familiar e os agronegócios, pelo Banco do Nordeste, como recomposição das perdas dos produtores nos municípios mais afetados pela estiagem.

O governador Teotonio Vilela, que logo cedo se reuniu com todos os governadores do Nordeste, num café da manhã no Gran Marquise Hotel, disse que a presença do governo federal no combate aos efeitos de seca no Nordeste tem sido decisiva no socorro efetivo aos estados. “Esse dinheiro novo chega na hora certa para investirmos não só na emergência, como também em projetos permanentes, a exemplo do que defende a presidenta”, destaca.

Acompanham o governador nesta reunião o vice-presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, e os secretários de Estado Napoleão Casado, dos Recursos Hídricos, e Carlos Henrique (interino), da Agricultura.

O presidente do Senado Federal, senador Renan Calheiros, e os ministros de Estado Fernando Bezerra (Integração Nacional), Miriam Belchior (Planejamento), Aloísio Mercadante (Educação), Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário) e o ministro da Secretaria dos Portos, Leônidas de Menezes Cristino, acompanham a presidenta Dilma.

Do Cada Minuto

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marechal Notícias