Madereira Portal
Auto Peças

Municípios como Marechal Deodoro podem se cadastrar para receber retroescavadeiras

Sessenta e dois municípios de Alagoas que possuem até 50 mil habitantes podem receber máquinas retroescavadeiras do governo federal, numa ação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), que vai mobilizar e orientar os prefeitos e secretários da Agricultura dos municípios.

Eles devem acessar o portal eletrônico do MDA, no endereço www.mda.gov.br, entrar no link Cadastramento de Carta-consulta e preencher as informações solicitadas. “O prazo para o cadastro segue até o dia 18 de setembro e não há necessidade de contrapartida do município”, detalhou o delegado federal do MDA em Alagoas, Gilberto Coutinho.

As máquinas são usadas na melhoria de estradas vicinais que dão acesso a povoados, sítios e assentamentos e ainda na construção, limpeza e ampliação de açudes para os agricultores. No mercado, cada máquina custa em torno de R$ 190 mil. “Não haverá seleção, pois todos os municípios com até 50 mil habitantes estão aptos a receber”, frisou Coutinho.

“Esses equipamentos são muito importantes para o município, tanto no período de chuva quanto na estiagem. Geralmente, os municípios pequenos investem um valor alto no aluguel desse tipo de máquina, por isso, devem se cadastrar para ter acesso a ela sem custos”, comentou o secretário de Estado da Agricultura, José Marinho Júnior.

Mais municípios

Dos 62 municípios que poderão receber as máquinas, 27 já se cadastraram. Os 35 que ainda precisam se cadastrar são os seguintes: Anadia, Atalaia, Batalha, Belém, Carneiros, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Dois Riachos, Flexeiras, Ibateguara, Igaci, Jacuípe, Jaramataia, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Jundiá, Maravilha, Marechal Deodoro, Maribondo, Matriz do Camaragibe, Messias, Minador do Negrão, Murici, Olivença, Palestina, Paripueira, Paulo Jacinto, Pilar, Pindoba, Piranhas, Porto de Pedras, Porto Real do Colégio, Quebrangulo, Roteiro e São José da Tapera.

Ainda não há um prazo definido para entrega das novas 62 retroescavadeiras, mas o MDA já tem uma licitação aberta para a aquisição dos equipamentos.

Em março deste ano, 31 municípios alagoanos já receberam do MDA 31 máquinas retroescavadeiras, numa solenidade que teve a participação do governador Teotonio Vilela e do secretário do MDA, Jerônimo Rodrigues Souza. “Agora, esses 31 municípios que já possuem a retroescavadeira podem fazer o cadastro para receber a máquina motoniveladora. Mas, neste caso, haverá uma seleção”, explicou o delegado do MDA em Alagoas.

Fonte: Agência Alagoas

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marechal Notícias