Rio de Janeiro – A Polícia Civil do Rio de Janeiro atualizou, na manhã desta quinta-feira (30/10), para 121 o número de mortos durante a megaoperação deflagrada nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte da capital, na última terça-feira (28/10). A revisão foi feita após novos registros de entrada de corpos no Instituto Médico Legal (IML) Afrânio Peixoto, no centro da cidade.
A Operação Contenção mobilizou cerca de 2,5 mil policiais civis e militares, com o objetivo de conter a expansão territorial do Comando Vermelho (CV) e cumprir cerca de 100 mandados de prisão contra criminosos de alta periculosidade. Entre os alvos, 30 eram oriundos de outros estados, incluindo membros da facção enviados do Pará.
A Polícia Civil abriu inquérito para apurar fraude processual cometida por moradores que retiraram corpos da mata após a operação — alguns deles com roupas camufladas atribuídas a traficantes. A remoção pode ter alterado a cena dos confrontos e prejudicado o trabalho pericial.
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) informou que enviará equipes técnicas ao IML para realizar perícia independente, a fim de apurar as circunstâncias das mortes e cruzar as informações com as investigações da polícia.




0 Comentários