Madereira Portal
Auto Peças
Cia das Bebidas

Guardas Municipais e PM participam de capacitação para atuar em Marechal Deodoro

Foto: Divulgação

Texto: Antônio Carlos Souto

Os Guardas Municipais de Marechal Deodoro, junto com os policiais militares do Batalhão Escolar e da 5ª Cia Independente participaram, durante toda esta semana, de uma capacitação para a implantação da Polícia Comunitária no município. A capacitação abordou temáticas como boas práticas em policiamento comunitário e direitos humanos, além de apresentar uma plataforma de cadastro da comunidade.

De forma pioneira no Estado, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), a Polícia Militar e a Prefeitura de Marechal Deodoro irão atuar de forma conjunta no policiamento comunitário.

Para fazer parte da equipe, tanto os militares como os guardas passam por uma seleção. Eles foram avaliados de acordo com o perfil de proximidade e a interação com a sociedade, sendo um dos critérios para a seleção.

No total, foram selecionados 15 agentes de segurança, sendo sete do Batalhão Escolar, quatro militares da 5ª Companhia Independente de Marechal Deodoro e quatro Guardas Municipais.

Um dos chefes de Articulação da Polícia de Prevenção e Polícia Comunitária, Tenente Alex Acioli, explicou a didática do curso.

“Iniciamos falando dos direitos humanos e policiamento comunitário escolar, abordamos também teoria da Polícia Comunitária, mediação de conflitos, rotinas comunitárias, boas práticas em policiamento comunitário, entre outras. Esse tipo de trabalho conjunto é inédito no Estado. É a primeira base que vai ocorrer de forma integrada. Eu acredito que vai dar muito certo”, explicou.

Nessa quinta-feira (08), os agentes tiveram uma aula prática na Base Comunitária do Vergel do Lago, em Maceió, uma das bases mais atuantes no Estado.

Ainda de acordo com o Tenente Alex Acioli, os participantes também receberam um treinamento sobre o Sistema de Análise da Polícia Comunitária, grande auxílio neste tipo de trabalho. Ele explicou que esse Sistema é uma plataforma onde policiais e guardas irão realizar o cadastro das casas e estabelecimentos visitados, estabelecendo um vínculo com a comunidade e formando um banco de dados dos moradores.

Selecionada para atuar no policiamento comunitário, a Guarda Municipal Roberta Souza falou a oportunidade de atuar junto com Polícia Militar e da expectativa para o trabalho.

whatsapp-image-2018-03-06-at-12-38-39“É muito gratificante estar participando, principalmente por estar dividindo esta oportunidade com companheiros da Guarda Municipal, além da integração com outras forças de segurança pública. Estamos abraçando esta causa em prol da segurança pública de nosso município. O conteúdo da capacitação é muito rico para uma prática de sucesso. Estamos entusiasmados pelo desenvolvimento desse projeto. Agradecemos a oportunidade que nos foi dada, e estamos sempre prontos a contribuir”, disse a guarda municipal.

A Polícia Comunitária irá atuar na Base Comunicaria construída pela prefeitura, localizada no Conjunto Denison Amorim, e vai atuar, além do Conjunto, nas comunidades Pedras, Cabreira, Malhadas, Eldorado, Veleiro do Francês e Imperial.

A capacitação é uma integração entre a Chefia de Articulação da Polícia de Prevenção e Polícia Comunitária, representado pelo Tenente Alex; do Núcleo de Polícia Comunitária, coordenado pelo major Iran Rego; Polícia Militar e Prefeitura de Marechal Deodoro.

Fonte: http://www.marechaldeodoro.al.gov.br

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marechal Notícias