Madereira Portal
Auto Peças

Marechal Deodoro têm 60 dias para inaugurar UPA, diz Ministério da Saúde

saúde

A consultora técnica do Ministério da Saúde (MS), Ana Cristina Nogueira, esteve reunida nesta quarta-feira (10), com os gestores de, Marechal Deodoro para cobrar a abertura das Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Isso porque, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) já cumpriu as determinações do governo federal e construiu a t unidade, e as prefeitura têm um prazo de 60 dias para colocar em funcionamento.

A princípio, o prazo especificado pelo Ministério da Saúde (MS) foi de 90 dias, conforme a portaria 342, expedida em 04 de março deste ano. Mas, como já se passaram 30 dias do prazo total, os gestores de Marechal Deodoro têm menos de dois meses para cumprirem a determinação do governo federal, segundo informou a consultora.

“O municípios solicitou a implantação das UPA e foram previamente informados sobre o prazo que havia para a construção das instalações, bem como, para o início do atendimento à população. Por isso, todas as determinações da portaria de março último devem ser cumpridas, sob risco do município ser obrigados a devolverem as unidades, caso não cumpram os prazos especificados pelo Ministério da Saúde”, frisou Ana Cristina Nogueira.

Presente à reunião, a diretora estadual de Atenção Hospitalar, Maria Aparecida Auto, reforçou a solicitação do governo federal, uma vez que, segundo ela, o governo do Estado já honrou o seu compromisso com o município, através da construção da unidade. “Assim como ocorreu com Viçosa e Penedo, que já estão em pleno e eficiente funcionamento, a Sesau cumpriu as suas obrigações e, além de construir os prédios, vem repassando as contrapartidas de recursos, assegurando 25% do custeio para manutenção”, informou, ao acrescentar que o governo federal repassa 50% do custeio e o município é responsável pelos outros 25%.

Maria Aparecida Auto disse que a secretaria de Estado da Saúde cumpriu com todos os procedimentos para construção da UPA inclusive já adquiriu alguns equipamentos para encaminhar ao município, tão logo os gestores anunciem a abertura dos estabelecimentos de saúde. Em Marechal Deodoro, o secretário municipal de Saúde, Augusto César, irá informar a decisão do Ministério da Saúde para o prefeito Cristiano Matheus.

Estrutura – As UPAs irão funcionar 24 horas com uma equipe multiprofissional, realizando acolhimento e classificação de risco. Com isso, os pacientes serão destinados para as alas verde, azul e vermelha, de acordo com o grau de complexidade apresentado no momento da chegada à unidade. As unidades irão dispor de leitos de observação, laboratório para diagnóstico e equipamento de Raios-X e eletrocardiograma.

De acordo com a diretora estadual de Atenção Pré-Hospitalar, o atendimento aos pacientes será ágil e qualificado, contribuindo para diminuir as internações em hospitais. Isso porque, o serviço ofertado é ampliado e apenas os casos graves serão transferidos para centros de referência de média e alta complexidade

“Com esta medida, estaremos contribuindo para diminuir a grande demanda de pacientes em unidades como o HGE [Hospital Geral do Estado], pois pacientes com crise hipertensiva serão estabilizados nas UPAs e retornarão para as suas residências. Elas irão atuar como unidades de retaguarda para àqueles que são socorridos pelo Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], já que os pacientes socorridos acabam sendo encaminhados diretamente para as unidades de urgência e emergência”, informou Maria Aparecida Auto.

Fonte:Agência Alagoas

1 Comentário

  1. GENTEDOBEM disse:

    estou pagando pra ver o fucionamento da upa por que as escolas nao estao funcionando no tempo intergrau que ja era pra esta mais o senhor prefeito nao faz nada vai o alerta para a promotora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marechal Notícias