Madereira Portal
Auto Peças

Responsável Química do SAAE explica condições da água distribuída pelo órgão

DSC_1378

Estação de Tratamento do SAAE. (foto: André do MN)

Na manhã desta terça-feira, 07 de maio de 2013, visitamos o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, da cidade de Marechal Deodoro para buscarmos informações acerca da água que vem sendo distribuída para a população deodorense.

A visita acontece um dia após as reclamações de que o abastecimento poderia gerar danos a saúde humana, uma vez que a mesma estava saindo das torneiras com uma coloração fora do normal.

Fomos recebidos no SAAE pela Química da instituição, Manuelle, que nos forneceu todas informações pertinentes ao caso, com o sentido de esclarecer algumas dúvidas da população.

A responsável Química nos explicou que a coloração da água se deve ao fato das fortes chuvas que caíram nos últimos dias e que arrastaram muito barro de regiões desprovidas de vegetação, para o leito do rio Estiva.

Um outro fator foi a abertura de canais irregulares ao longo do rio e que também contribuíram para que o problema do carreamento de argila para o rio aumentasse.

Com essa quantidade extra diluída na água, a captação ficou comprometida, sendo necessário um trabalho redobrado desde a última sexta-feira, por parte da equipe de funcionários do SAAE, para tentar solucionar o problema.

Como tecnicamente a argila é formada por partículas muito menores que a areia, a mesma não consegue ser totalmente retida no processo de purificação da água na estação de tratamento, sendo que uma parte desta argila acaba passando pelo sistema de filtragem e indo parar nas torneiras.

DSC_1383

Manuelle, Walter Avelino e Glenildo Passos.

Riscos de doenças

A responsável química informou que não trata-se de coliformes fecais e que o tratamento elimina as bactérias, não havendo riscos de que haja contaminação por doenças relacionadas a falta de tratamento da água.

Solução dos problemas

Possivelmente nas próximas 24 horas o abastecimento volte ao seu padrão normal, uma vez que as equipes de campo trabalham com o intuito de normalizar a situação.

Investimentos

Procuramos também a Direção do SAAE e conversamos com o Diretor-presidente do órgão Walter Avelino e com Glenildo Passos. Eles nos informaram que desde que assumiram a função, que vem fazendo investimentos em equipamentos para fornecer um produto com o melhor padrão de qualidade, mais que infelizmente os problemas climáticos, a poluição ambiental e o desmatamento vem contribuindo para aconteçam fatos desta natureza.

Fotos: André do MN

DSC_1373

DSC_1374

 

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Marechal Notícias