Madereira Portal
Auto Peças

Filhote de baleia Jubarte morre encalhada no litoral norte

Trator auxiliou a transferência do filhote até a cova, na mesma praia (Foto: Dayane Laet)

Um bebê de baleia Jubarte encalhou nas areias da praia de Paripueira, município que fica no litoral norte de Alagoas, na madrugada deste sábado (13), chamando a atenção de moradores da região.

O filhote, de 4,5 metros, era um macho recém nascido, já que junto dele foi encontrado também o cordão umbilical. O BatalhãoAmbiental estava no local, acompanhado pelo Instituto Biota de Conservação, que colheu amostras do animal.

Muitos curiosos, que estavam na praia para aproveitar o feriado, cercaram o corpo do filhote, que provavelmente se afastou dos pais, no percurso de volta às águas de origem, no Pólo Sul. Com peso aproximado de 700 kg, o mamífero foi enterrado na própria praia, com o auxilio de um trator.

Equipes do Batalhão Ambiental e do Instituto Biota colhem amostras

A auxiliar de serviços gerais Claudia Filgueiras, que estava descansando o feriado na praia, comentou que nunca tinha visto um filhote tão grande. “Só tinha visto animais assim pela TV, me surpreendi com o tamanho”, disse a auxiliar.

Os filhotes Jubarte costumam mamar nos primeiros seis meses se desgarrando dos pais apenas no início do segundo ano, quando alcançam aproximadamente nove metros de comprimento. O macho pode chegar a 14 metros, enquanto as fêmeas podem atingir até 17 metros.

Fonte: Mais.AL

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marechal Notícias