Madereira Portal
Auto Peças

IMA intensifica ações de conscientização na Prainha da Barra Nova

Foto: Reprodução.

Foto: Reprodução.

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) intensifica, nos próximos dias, as ações de conscientização e fiscalização na Prainha da Barra Nova, em Marechal Deodoro. Com apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), teve início a sensibilização dos usuários sobre a proibição do tráfego de veículos motorizados no local, inserido na Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita.

No final de semana passado, a equipe da Diretoria de Unidades de Conservação, com apoio dos policiais do BPA, conversou com banhistas. Isso porque “nesse primeiro momento a ação é educativa, de sensibilização sobre a importância da biota local”, comentou Lana Ingrid, chefe da APA de Santa Rita.

Entre os principais problemas identificados durante a ação: o trânsito de veículos tracionados e quadriciclos – alheios à proibição legal, e a destruição da vegetação de restinga e ninhos de ovos de tartarugas pelos veículos. Além disso, os banhistas informaram que tartarugas aparecem mortas por causa do lixo deixado no local, frequentadores estariam matando intencionalmente os organismos conhecidos como cebolas marinhas, supressão de vegetação nativa e substituição por coqueiros, atracação de embarcações de modo inadequado – colocando a vida de pessoas em risco, e deposição inadequada de resíduos sólidos.

No dia seis de fevereiro o Conselho Gestor da APA realizará uma reunião e o assunto deverá ser abordado novamente. Serão avaliadas propostas como a colocação de placas informativas e de piquetes para impedir o acesso dos veículos. Segundo o diretor-presidente do IMA, Adriano Augusto, a proposta do órgão é “agilizar as ações com apoio e participação das organizações que compõem o Conselho Gestor” e para tanto a Marinha, a Prefeitura de Marechal Deodoro e o BPA serão convidados para uma ação maior de fiscalização.

Fonte: Ascom IMA

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marechal Notícias