Madereira Portal
Auto Peças

Usinas alagoanas despejam tiborna em rios e lagoas, diz superintendente da Pesca

usina

Usina Caetés em São Miguel dos Campos.

O superintendente Federal da Pesca e Aquicultura, Galba Novaes, disse que as usinas de açúcar e álcool estão poluindo os rios e as lagoas no Estado. A denúncia é dos pescadores.

Pior. Segundo pescadores, as usinas estão jogando a tiborna ou a vinhaça- que é a sobra do processamento da cana na fabricação do etanol ou do açúcar- nas lagoas Mundaú e Manguaba, através dos rios.

“As lagoas são cercadas de pocilgas. Mas, os pescadores dizem que as usinas estão jogando a tiborna. Estes fatores são a causa da mortandade dos peixes”, disse Galba.

A tiborna tem uma alta concentração de nitrogênio e potássio. Ela deveria ser usada- como acontece em alguns estados- como fertilizante natural.

Em Alagoas, o despejo da tiborna gera um prejuízo ao sururu: “Quase não existe. Temos produção muito pequena”.

À frente da Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura, Galba diz ter um desafio: saber quantos pescadores existem em Alagoas e quanto é produzido de pescado

Ele sabe, por exemplo, que em Piaçabuçu a produção é de 300 toneladas/ano. E Alagoas tem 41 mil pescadores cadastrados- e os números precisam ser atualizados.

Em Pernambuco- de acordo com ele- são 20 mil.

Há 40 colônias de pescadores no Estado. E essa produção pode ser maior- e melhor, a custo mais baixo ao pescador- se houver uma baixa no valor do óleo diesel (usado nos barcos para o transporte).

“E já temos esta redução: 40% em Alagoas aos pescadores. Vamos esperar os resultados”.

Fonte: Cada Minuto

1 Comentário

  1. Incomun disse:

    Bem acredito eu que nao so as usinas poluem nossas lagoas e rios (se bem que é ja muito positivo o fato que alguem tenha denunciado isto), vamos deixar de ser hipocritas e começar a denunciar tambem, o despejamento direto de coliformes nas nossas lagoas, o que mais vemos sao residencias, bares, restaurantes, pontos comerçiais, etc, fazendo isto de forma ilegal. E o pior que ninguem toma providencia, e acabamos todos comendo um peixinho frito que foi alimentado por “coliformes fecais”…
    Povo se ficarmos sempre calados nada vai mudar, denunciem e participem, é o futuro dos nossos filhos que esta em jogo!
    A natureza é uma area de lazer dada de graça por Deus, vamos preservar e ajudar tambem aos orgaos competentes a fazer isto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marechal Notícias