
Uma operação integrada entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) foi deflagrada nas primeiras horas desta quarta-feira (8) com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável pelo tráfico de drogas e pelo comércio ilegal de armas no Sertão alagoano. Cinco pessoas foram presas até o momento.
Batizada de “Operação Sertanejo”, a ação mobilizou dezenas de equipes das Polícias Civil e Militar, além do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em atuação conjunta com a 4ª Promotoria de Justiça de Santana do Ipanema e cumpre 34 mandados judiciais nas cidades de Santana do Ipanema e Poço das Trincheiras. Ao todo, são 9 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão, expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.
As investigações foram conduzidas de forma conjunta pelo Gaeco, pela Diretoria de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Dracco) e pelo 7º Batalhão da Polícia Militar, e revelaram a atuação de uma quadrilha estruturada que abastecia pontos de venda de entorpecentes em diferentes municípios da região.
Segundo os investigadores, o nome “Sertanejo” faz referência direta à área de influência do grupo criminoso, que tinha como principal base de operação o Sertão de Alagoas, estendendo conexões para outras regiões do estado.
A SSP e o MPAL destacam que a operação reforça a importância da integração entre as forças de segurança e o Ministério Público no combate ao tráfico e às organizações criminosas. O trabalho conjunto tem permitido a desarticulação de grupos que vinham impondo medo e desordem em comunidades do interior.
Força-tarefa integrada
Para garantir o cumprimento dos mandados, foi montada uma força-tarefa com a participação de diversas unidades operacionais. Participaram policiais do 7º, 3º, 9º, 10º e 11º Batalhões de Polícia Militar, da 6ª Companhia Independente, da Companhia de Operações Especiais do Sertão (COPES), do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), do Canil do 3º BPM, do Departamento Estadual de Aviação (DEA) e do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv).
Pela Polícia Civil, participam equipes da DRACCO e CORE, além das Delegacias Regionais de Santana do Ipanema e Batalha, que reforçam a ofensiva contra o crime organizado na região.
A SSP e o MPE reforçam que a população é uma aliada fundamental no enfrentamento ao crime. Qualquer informação que ajude as forças de segurança pode ser repassada de forma anônima e gratuita pelo Disque Denúncia 181, com garantia total de sigilo.
0 Comentários