
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) renovou o Estado de Atenção em Alagoas diante da continuidade das chuvas previstas para este sábado (17) e domingo (18).
As condições meteorológicas indicam maior intensidade no Litoral Norte, inclusive na região metropolitana de Maceió, e nas regiões da Zona da Mata e do Baixo São Francisco.
As análises mais recentes dos modelos de previsão do tempo apontam que as chuvas devem persistir nas próximas horas, com volumes significativos em algumas áreas.
Além da possibilidade de alagamentos em pontos com drenagem urbana insuficiente, também há risco de elevação no nível de pequenos córregos e riachos.
Em locais com encostas, especialmente nas áreas urbanas do Litoral e da Zona da Mata, o solo encharcado aumenta o risco de deslizamentos de terra, segundo o monitoramento realizado.
O cenário meteorológico atual é influenciado pela formação de áreas de instabilidade atmosférica associadas à presença de cavados sobre o oceano, na altura da costa nordestina, que favorecem a formação de nuvens carregadas e rajadas de vento moderadas.
Nas demais regiões do estado, como o Agreste e o Sertão, também há previsão de chuvas, mas com intensidade entre fraca e moderada, e menor risco associado.
Até o momento, não há risco de cheia nos principais rios e lagoas do estado, mas a Semarh reforça que segue em alerta e atualizações podem ser emitidas a qualquer momento, inclusive com novos avisos meteorológicos ou hidrometeorológicos, caso as condições se agravem.
A população pode acompanhar diariamente a previsão do tempo e os níveis dos rios diretamente no site da Semarh: www.semarh.al.gov.br.
Em caso de emergência e ocorrências, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo 199 e/ou Corpo de Bombeiros 193.
0 Comentários