
A cidade que é considerada o berço da República Brasileira, primeira capital do Estado de Alagoas e terra de filhos ilustres, amanheceu em festa deste o último dia 1º de agosto, encerrando os festejos nesta terça-feira (05/08), com o aniversário de 434 anos de sua fundação.
Para homenagear a ‘Velha Cap’, o Portal MN traz um pouco da história do município:
CIDADE DE MARECHAL DEODORO/AL
Foi fundada em 05 de agosto de 1591 com o nome de povoado de Vila Madalena do Sumaúma. Servia para proteger o pau-brasil do contrabando e da ação de piratas e outros. O município foi criado em 12 de abril de 1636, passou a ser denominada de Vila Santa Madalena da Lagoa do Sul.
Em 16 de setembro de 1817 passou a ser a capital da capitania de Alagoas, criada nesse ano, sendo o nome da vila alterado para Alagoas da Lagoa do Sul. Em 08 de março de 1823 foi elevada a cidade.
A capital da província de Alagoas passou para Maceió em 1839. Cem anos depois, em 1939 o nome da cidade foi mudado para o atual, em homenagem ao filho ilustre Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, alagoano que proclamou a república e se tornou o primeiro presidente do Brasil, nascido na cidade em 5 de Agosto de 1827.

Em 16 de setembro de 2006, dia da emancipação política de Alagoas, foi considerada pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Histórico Nacional, em virtude do seu passado e de ter sido berço do Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, proclamador da República Brasileira.
Atualmente o IPHAN está restaurando as igrejas de Marechal Deodoro.
Nesta data também é festejado o aniversário do Marechal Deodoro da Fonseca, filho mais ilustre da cidade e que nasceu em 05 de agosto de 1827.
Mau tempo
Devido as fortes chuvas que caem na região, a prefeitura decidiu, por questões de segurança, suspender o desfile cívico, que aconteceria na manhã de hoje no centro histórico.
Assista:
0 Comentários