
Os pais de alunos da Escola Estadual Deodora da Fonseca, localizada no Centro Histórico de Marechal Deodoro, na Grande Maceió, realizam um protesto devido a falta de vagas para matrículas na unidade de ensino, na manhã desta quarta-feira (4).
Uma testemunha relatou ao Cada Minuto que os pais estariam acampados na porta da escola desde o último domingo (31) para conseguir realizar as matrículas nas vagas remanescentes que iniciaram hoje. No entanto, as vagas acabaram rápido e os pais temem que os filhos não consigam estudar.
Vídeos gravados por populares mostram o momento da manifestação. Nas imagens é possível ver a confusão na porta da unidade.
Em nota, a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) afirmou que o Governo de Alagoas dispõe de postos de ensino suficientes para atender a todos os alunos do estado e que as equipes das escolas foram orientadas a realizar atendimento rápido. Além disso, informou que o processo de distribuição de vagas segue critérios técnicos e de disponibilidade.
Leia a nota na íntegra:
“Nota de Esclarecimento – Sobre atendimento para vagas remanescentes na rede estadual de ensino
A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) informa que, após a conclusão das etapas de pré-matrícula e confirmação presencial, iniciou nesta quarta-feira (04) o preenchimento das vagas remanescentes em toda a rede estadual.
Sobre a movimentação registrada em algumas unidades escolares, a Seduc esclarece que nenhum estudante da rede pública estadual ficará sem escola. O Governo de Alagoas assegura que há postos de ensino suficientes para atender todos os alunos que buscam a rede.
As equipes das unidades escolares foram orientadas a organizar o atendimento de forma célere para evitar longas esperas. Não há necessidade de pernoite ou formação de filas prolongadas, uma vez que o processo de distribuição de vagas segue critérios técnicos e de disponibilidade.
O período oficial de matrículas ocorreu entre 08/12/2025 e 08/01/2026, com confirmações presenciais encerradas em 03/02/2026. As vagas ofertadas agora referem-se às desistências ou saldos não preenchidos nas etapas anteriores.”

O rosa da Fonseca, está cheia de vagas pq cada aluno foi destinado pra uma escola na pré matrícula online, e outra se o medo da mãe é que o filho de envolva com coisas erradas, não precisa estar na escola pra virar vagabundo não, dentro de casa mesmo vira, se for uma pessoa de caráter pode estudar onde for vai ter sempre caráter
Eu mesmo estava lá desde ontem não peguei ficha só foram 34 vagas ele falou meu filho ficou sem matrícula teve gente desde sábado lá pra pega absurdo