COVID-19
Marechal Deodoro
Confirmados
7.200
Suspeitos
145
Descartados
1.496
Recuperados
4.100
Óbitos
119
Gago Lopes
Pub

André Marechal

por André Marechal, 29 de outubro de 2021
última atualização em 1 de novembro de 2021 às 07:11

14º DA EDUCAÇÃO: E o apoio administrativo, não faz parte do processo ensino/aprendizagem?

Imagens ilustrativas.

O atual gestor do município de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, teve uma atitude considerada louvável pela sociedade deodorense, ao enviar para a Câmara de Vereadores de Marechal Deodoro, um projeto de Lei que visava pagar o 14º salário para os professores da rede pública municipal. Só que o gestor, ao contemplar apenas uma categoria, esqueceu que o processo ensino/aprendizagem, é formado pela chamada comunidade escolar.

Neste sentido, se inclui aí outros atores que tem papéis importantes dentro desta conjuntura: o técnicos do apoio administrativo, onde se inclui as merendeiras, auxiliares de disciplina, agentes de secretaria, porteiros e o pessoal dos serviços gerais. Será que estes também não mereciam o devido reconhecimento? Será que o processo ensino/aprendizagem se concretizaria de não fossem esses funcionários?

Ao prestigiar apenas parte de uma categoria, cria-se um sentimento de desvalorização profissional, pois desde que foi ventilado durante a apreciação do projeto, a inclusão de todos como beneficiários do 14º salário da educação, proposta essa feita pelo vereador Jorge Mello e apoiada pelos edis Marcelo Moringa, Nelson Ned e Ledice Cavalcante, muita gente me perguntou se a emenda seria aprovada, o que acabou não acontecendo.

Não estou aqui relativizando a importância dos professores; mestres do saber. Apenas alertando para que o ciclo que tantos falam, a valorização da educação, do “porteiro ao diretor”, frase tão utilizada pelos gestores em seus discursos, seja realmente algo concreto e não somente falácia política.

Aos funcionários da educação que se sentiram desprestigiados por ficar de fora do projeto, e eu bem sei como é, não esqueçam que a sociedade há de reconhecer a importância de cada um de vocês como integrante deste processo que se faz com a união de todos, aí sim, porteiros, merendeiras, serviços gerais, agentes administrativos, auxiliares de disciplina, técnicos pedagógicos, diretores e professores, em prol do desenvolvimento cognitivo dos alunos.

3 Comentários

  1. Arrependido. disse:

    Viram a pegadinha ? Deu o 14° salário aos professores, e descontou mais de 25% . Pode isso, “Armaldo” ?

  2. Arrependido. disse:

    Louvável seria o reajuste salarial em todas as pastas, congelado há ANOS. Deu para ver os dentes dos felizardos, mas a revolta continua.

  3. Não tem nome disse:

    Com certeza André, principalmente o líder do governo bocao^tem uma prima que é secretária de educação, pra falar em secretária da educação até o momento na gestão desse gestor não houve uma reunião com os servidores da educação, por sinal às diretores das escolas municipais do nosso município pensam que são donos, não respeita os funcionários daquela unidade escolar e por sinal cadê o pccs da educação que faz anos que tá desatualizado, para o ano tem eleição né

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2020 Marechal Notícias. Todos os direitos reservados.