Anuncio
Pub

André MarechalMarechal Deodoro

26 de outubro de 2016
última atualização em 27 de outubro de 2016 às 09:10

A “nova” cara da administração pública deodorense

Jornalista Carlos Roberts, atual Chefe de Gabinete ao lado da prefeita. (Foto: PMMD)

Jornalista Carlos Roberts, atual Chefe de Gabinete ao lado da prefeita. (Foto: PMMD)

Por André Marechal

Findado o pleito eleitoral 2016, que elegeu prefeito de Marechal Deodoro o então vereador Cláudio Filho (Cacau), agora é a vez de se observar como se comporta a administração da máquina pública frente aos diversos problemas que surgem a cada dia.

Essa “nova” gestão, passa pela recém empossada prefeita Iolanda Alcântara, que diga-se de passagem foi vice na chapa vencedora da disputa em 2012, e que teve como preferido dos eleitores na época o prefeito afastado por decisão da justiça, Cristiano Matheus.

Muitos acreditam que a prefeita Iolanda irá trabalhar nestes próximos dois meses, numa administração voltada ao equilíbrio financeiro das contas do município, para que quando chegar o dia 1º de janeiro de 2017, o novo gestor, que tem como vice o próprio irmão da prefeita, empresário  Walter Avelino,  receba a casa em ordem. Pelo menos essa é a expectativa de todos, especialmente do funcionalismo público que vê a esperança de dias melhores em termos de reajustes em seus vencimentos.

Porém a gestora já enfrenta alguns problemas neste processo de transição, já que as duas principais secretarias: Educação e Saúde começam a mostrar os reflexos negativos da possível má gestão dos recursos públicos.  A falta de medicamentos nos postos de saúde e de merenda nas escolas, já vem causando alvoroço entre a população.

Neste sentido, vale aqui pontuar que o secretário de educação, Cezar Augusto, empossado na semana passada já está atuando na pasta. Restava saber quem conduziria os destinos da saúde até o final do ano. Nesta quarta-feira, dia 26, foi anunciado o nome: Verinha Crisóstomo.

A tática de nomear os chamados “nativos” para assumir cargos importantes no 1º e 2º escalão do governo, observado com bons olhos pelos deodorenses, foi confirmada também pela reação positiva por parte dos funcionários públicos.

Fora a indicação na pasta da saúde, resolvida hoje, outras dúvidas surgem em nossas cabeças a todo instante, quando o quesito destacado é a administração como um todo.

Prefeito eleito Cacau.

Prefeito eleito Cacau.

– Dos novos secretários nomeados, alguém irá continuar com o futuro prefeito Cacau? Ou todos serão exonerados em nome de uma “nova” fase da administração pública?

– Caso haja uma renovação, os critérios de aproveitar o potencial dos deodorenses será mantido pelo prefeito Cacau ou teremos surpresas?

– Os denominados “forasteiros”, ferozmente taxados ao longo de anos, estarão novamente frente a algumas secretarias, autarquias (SAAE) e outras repartições públicas do município?

As respostas para essas indagações são necessárias, até porque os que estão hoje como titulares de algumas secretarias e outros órgãos, terão pouco tempo para mostrar serviço. Do contrário, estarão fadados a fazerem parte de uma mera propaganda populista de governo, onde o que vale é vender uma imagem inconsistente, e não um produto eficaz, o que não acredito ser esse o caso.

Já se infelizmente tudo volte a ser como antes, com pessoas alheias a nossa realidade e que irão vir de outras regiões para cá (pra não usar o termo forasteiros) comandar as principais secretarias da prefeitura, eis que adianto-vos a “nova/velha” administração pública deodorense.

Mais é melhor esperar pra ver, torcendo para que no final, independente de quem assuma o que, a cidade de Marechal Deodoro e seus habitantes saiam vencedores com as escolhas feitas nas urnas.

 

1 Comentário

  1. paulino lopes disse:

    Todos os problemas em Marechal Deodoro, não surgiram agora com o afastamento do prefeito Cristiano Matheus, os mesmos vêem se arrastando ao longo dos anos, isso é público e notório, e em virtude da incompetência, da inércia e o descaso da administração anterior, instalou-se o caos na administração pública de nossa cidade e também, em função da omissão dos nossos órgãos de fiscalização. A bem da verdade não podemos julgar a atual administração, muita coisa não poderá resolver tendo em vista a escassez de tempo e um volume muito grande de problemas, vamos ter paciência, muita cautela, para podermos fazer alguma avaliação. Nota-se alguma mudança no que diz respeito aos deodorenses e aos funcionários públicos através do processo da valorização dos mesmos, agora temos também que observar o aspecto técnico-profissional, não se administra com improvisação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2020 Marechal Notícias. Todos os direitos reservados.