Anuncio
Pub

André Marechal

4 de novembro de 2012
última atualização em 4 de novembro de 2012 às 08:11

As tradições esquecidas de nossa terra

André do Marechal Notícias

Marechal Deodoro, cidade com um legado histórico incomparável. Berço da República Brasileira e rica em belezas naturais e tradições folclóricas.

Todos os adjetivos usados para qualificar positivamente a antiga capital alagoana se limita muitas vezes nas palavras descritas por mim, ou por qualquer outro amante desta terra.

Tal fato explica-se pelo motivo que denomino de “esquecimento cultural”, ou seja, uma parte das tradições que caíram no desuso, tanto por falta de incentivo popular, quanto pela questão da modernização tecnológica.

Folguedos como o Guerreiro, Coco-de-rodas, Quadrilhas Matutas e o tradicional Pastoril, parecem fazer parte apenas dos contos narrados nos livros de história.

É triste ver nossa cultura renegada a um segundo plano e sem perspectivas de se tentar “ressuscitar” nossa tradições. Parece que é uma vergonha para os jovens de hoje participarem de um grupo folclórico. Talvez até por falta de incentivo das escolas, associações e dos próprios familiares.

Agora, na minha visão, um dos principais culpados por tamanha decadência é o poder público, quer seja ele, federal, estadual ou municipal.

A história de um povo é contada a partir dos costumes que passam de geração para geração, e aí se inclui as tradições socioculturais.

Portanto, acredito que seja dever dos nossos gestores colaborar de forma efetiva para resgatarmos nossas tradições folclóricas, que em outrora já nos deu tanto orgulho.

 

 

6 Comentários

  1. janieire monteiro lima disse:

    para bens meu amigo andre pelo seu trabalho muito bom sergio do bar da jane vc e o cara

  2. janieire monteiro lima disse:

    para bens meu amigo andre pelo seu trabalho muito bom sergio do bar da jane

  3. Deodorense nato disse:

    Caro André, é muito bom ver postagens desse nível, com esse intuito de mostrar, penso que com o objetivo de “tentar” resgatar uma parte “perdida” da nossa história! Viajemos!!! Há mais ou menos 4 anos poderíamos ver essas manifestações folclóricas nas festas dos padroeiros dos bairros: Guerreiros, pastoril, Chegança, Baianas, etc. Hoje Marechal vem perdendo essa característica tradicional, peculiar da nossa terra, porque a igreja, a administração da mesma não objetiva incentivar a cultura da nossa terra, acabaram-se as festas dos padroeiros nos bairros, consequentemente acabaram-se as tradições…lembro-me das festas de Nossa Senhora da Conceição, onde as senhoras “beatas” se organizavam, faziam aquela festa participativa, recordo-me ainda dos guerreiros que via nas festas…Acabou! É somente CULPA dos gestores políticos? Não! Se a igreja está sendo esquecida culturalmente imagine o que estará acontecendo com as outras tradições!? Um abraço André!

  4. Quando eu estudava um dos assuntos que não deixavam de ser cobrado em provas eram as datas comemorativas: 7 de setembro, 16 de setembro, 15 e 19 de novembro e 8 de dezembro também, vai hoje em dia perguntar a algum estudante para ver quantos saberão responder corretamente o que se comemoram nessas datas!!!!

  5. kal disse:

    concordo com vc andre as nossas tradições estão esquecidas,as autoridades, as escolas, a propria secretaria de cultura esqueci que tradição é cultura é historia.

  6. Sebastião Heleno disse:

    Meu caro Andre,
    Sua preocupação com a história e a cultura da nossa terra é muito importante e admiravel. O fato me causou supresa e espero que isso sirva de exemplo para as pessoas. Principalmente as autoridades, os professores e alunos. Parabens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2020 Marechal Notícias. Todos os direitos reservados.