COVID-19
Marechal Deodoro
Confirmados
1.946
Suspeitos
21
Descartados
1.496
Recuperados
1.235
Óbitos
30
Pub
Pub

André Marechal

23 de janeiro de 2018
última atualização em 23 de janeiro de 2018 às 10:01

E as bombas de irrigação no Rio da Geladeira? Foram retiradas?

Créditos de imagem: IMA

Por André Marechal

Nesta semana o Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA), interditou para o público o banho conhecido como Rio da Geladeira, situado entre os municípios de Marechal Deodoro e São Miguel dos Campos. A alegação: os visitantes estariam provocando danos ambientais ao ecossistema.

Até concordo em parte com a decisão do IMA, já que muitas pessoas acabam transformando alguns rios da região em depósitos de lixo a céu aberto. Esquecem da preservação do meio ambiente durante os passeios. Um desses exemplos é o Rio do Priquito.

Mas argumentar que a visitação pública é o principal motivo da degradação do rio da Geladeira, eu acho que é quase como nos chamar de “otários”. Nos tratar como pessoas sem senso de compreensão dos fatos e das verdadeiras causas. E as bombas de irrigação dos canaviais que no ano passado quase secaram o rio? Bombas com potência para captar água suficiente para abastecer uma cidade!

Parece-me que agora, cercado por arames farpados e portões enormes, o rio estará “protegido” daqueles que o procuravam para banhar-se em suas águas cristalinas. Ou será que essas barreiras estarão na verdade escondendo o rio dos visitantes curiosos, que denunciaram a captação supostamente irregular para a indústria canavieira?

Bem, sem acesso ao mesmo vamos ter que torcer para que os órgãos ambientais, em especial o IMA, faça a sua parte e fiscalize o que tem que ser realmente fiscalizado. Puna quem merece deve ser punido, para que o rio possa continuar o seu curso, levando vida com seu líquido precioso.

Cobrar da população é fácil. Quero ver cobrar dos usineiros, os verdadeiros responsáveis pela degradação ambiental ao longo de décadas.

Fotos: reprodução/redes sociais

Bomba para irrigação instalada no Rio da Geladeira.

Bomba para irrigação instalada no Rio da Geladeira.

Bomba para irrigação instalada no Rio da Geladeira.

 

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2020 Marechal Notícias. Todos os direitos reservados.