Anuncio
Pub

André Marechal

27 de setembro de 2012
última atualização em 28 de setembro de 2012 às 07:09

Eu já sei quem vai ganhar as eleições

André do Marechal Notícias

Nesta época de eleições muito se cogita, especula ou se tenta prever quem ganhará a disputa eleitoral, seja o candidato concorrente ao cargo de prefeito ou vereador, isso não importa porque as previsões se aplicam a ambos.

São pesquisas eleitorais, enquetes, questionários diversos, tudo para tentar entender a dinâmica da disputa eleitoral nos municípios brasileiros.

Assistindo eu a um DVD de “O Bem Amado”, série brasileira de sucesso no final dos anos 70 e início dos anos 80 (hoje podemos rever essas raridades neste formato de mídia), vi um episódio em que vários candidatos a prefeito da cidade fictícia de Sucupira, procuravam até o pai de santo local na tentativa de prever o resultados das eleições de 1982.

O saudoso Paulo Gracindo, que interpretava o Coronel Odorico e o grande Lima Duarte, Zeca Diabo, além dos demais atores, já demostravam naquela época uma prática que até hoje ainda somos obrigados a ver: a influência do poder por parte de muitos políticos na “indicação” da escolha do voto e as artimanhas para se ganhar uma eleição.

Mas também tínhamos o outro lado; aqueles que tentavam convencer a população para não vender seu voto; dá-lo com consciência, ou seja, com convicção politico-partidária. Um desses era  o personagem Nelson da Pedreira.

Trazendo isso para a nossa realidade atual, podemos tirar como lição a de que quem sairá ganhando ao término das eleições, serão aqueles que depositarem seu voto por ideal sociológico e político e não em troca de favores, coisa que podemos observar sempre nestes período pré-eleitoral.

Aquele que der seu voto em troca de favores não poderá cobrar de seus “representantes”. Talvez aqueles que depositarem por convicção também não. Mais uma coisa é certa, se espalharmos esse ideal, quem sabe no futuro todos nós não vamos sair ganhando?

A partir de hoje e quando as eleições chegarem, pensem nisso!

 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2020 Marechal Notícias. Todos os direitos reservados.