Madereira Portal
Auto Peças

Surgimento da Capoeira em Marechal Deodoro

309152_370233329735620_852162936_n

Surgimento da Capoeira em Marechal Deodoro.

Como surgiu a Capoeira?

A história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. A mão-de-obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos (fazendas produtoras de açúcar) do nordeste brasileiro. Muitos destes escravos vinham da região de Angola, também colônia portuguesa. Os angolanos, na África, faziam muitas danças ao som de músicas.

Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta.

Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros.

A prática da capoeira ocorria em terreiros próximos às senzalas (galpões que serviam de dormitório para os escravos) e tinha como funções principais à manutenção da cultura, o alívio do estresse do trabalho e a manutenção da saúde física. Muitas vezes, as lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos, chamados na época de capoeira ou capoeirão. Do nome deste lugar surgiu o nome desta luta.

Até o ano de 1930, a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma prática violenta e subversiva. A polícia recebia orientações para prender os capoeiristas que praticavam esta luta. Em 1930, um importante capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta para o então presidente Getulio Vargas. O presidente gostou tanto desta arte que a transformou em esporte nacional brasileira.

479870_419745881451031_2080825408_nNascimento da Capoeira em Marechal Deodoro

O mestre “Rimem” como é conhecido na capoeira, se trata do nosso colega Aldo, que desde os seus 12 anos vem na prática deste esporte. Aldo nasceu em Taquarana – AL, em 1989 adotou Marechal Deodoro como sua cidade e desenvolveu aqui a Capoeira. Transferiu sua academia de Arapiraca que levava o nome de Associação de Capoeira Pele Negra, para o nosso município. Logo após, mudou para o nome GRUPO ÁGUIA NEGRA CAPOEIRA , como é conhecida ainda hoje, na época era localizado no prédio do antigo Alpendre Bar, passou também pela sede do Grêmio na Rua Dr.Ladislau Neto e chegou até a funcionar no pátio do Museu de Arte Sacra, lá Aldo deu muitas aulas nas práticas de defesa pessoal e assim, foi reconhecido pela sociedade Deodorense. Hoje já tem sua própria sede localizada na Rua Prefeito Júlio Lobo.

O mestre “Rimem” Aldo, trouxe muitos capoerista de outras localidades para nosso município e aqui fez muitos eventos, adquirindo ainda mais experiência e conhecimento mais profundo na Capoeira, foi Vice Presidente, e hoje é o atual Presidente da FALC – Federação Alagoana de Capoeira.

Veja algumas fotos de eventos.
OSMAR JÚNIOR

4 Comentários

  1. Popa disse:

    O Júnior encalhou nesta matéria foi? Meu irmão, deixe de ser preguiçoso e escreva pra coluna! Zé otário de galocha. kákákákáká…

  2. Lucilene de Lima disse:

    Parabéns a capoeira Águia Negra!

  3. Alan disse:

    Capoeira Arte Nobre… Parabens Mestre Aldo pela Dedicação a Capoeira e ao Grupo Aguia Negra, esse são os votos dos seus alunos…

  4. josé aldo disse:

    valeu Osmar júnior pelo o apoio a capoeira em marechal Deodoro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marechal Notícias