Anuncio
Pub

Ricardo Coelho

9 de março de 2021
última atualização em 9 de março de 2021 às 07:03

Dicas para aprender como fazer networking

Primeiro o que é Networking ?

Networking é uma rede de contatos com quem você mantém um relacionamento profissional. Seus ex-colegas de faculdade ou de emprego, por exemplo, podem fazer parte dessa rede. Ex-professores também. Além deles, pessoas que você conhece em eventos ligados à sua área profissional e com quem você mantém algum tipo de contato podem entrar para o seu networking. 

Dica:

Network é um termo que vem do inglês (“net” é rede e “work” é trabalho) e significa rede de relacionamentos ou rede de contatos. O que é networking, então: trata-se de uma rede de pessoas que trocam informações e conhecimentos entre si, e que pode ser muito mais poderosa do que você pensa.

Contatos que já passaram por sua vida 

Um bom começo para o networking é buscar contatos que já passaram pela sua vida e se perderam em algum momento. “Você pode retomar a conversar com um velho amigo e, no aniversário dele, por exemplo, conhecer um outro amigo que trabalha na sua área”, explica Flávia. Aqui valem amigos de escola, ex-chefes, colegas de faculdade e até aqueles antigos vizinhos com quem você tinha a maior amizade.

Encontrar essas pessoas, hoje em dia, com tantas redes sociais à disposição, não vai ser nenhum grande problema. “Já vi casos em que um profissional localizou seus amigos de infância e criou um grupo no WhatsApp.”

Encontrando pessoalmente (complicado em tempo de Covid)

Fora das mídias sociais também é necessário fazer networking, claro. É possível, por exemplo, que você encontre um antigo colega em um restaurante. A dica é ir até ele, sim, e se apresentar para que ele se lembre de você. Seja muito gentil nessa hora e observe se sua atitude não está incomodando ninguém. Ao menor sinal de constrangimento, peça desculpas pelo incômodo e retire-se antes de forçar a barra.

Contatos ainda desconhecidos 

Agora, se estiver fazendo o primeiro contato com alguém que você ainda não conhece, você deve explicar quem é, o que faz, como chegou até ele e por qual motivo. “Você não pode telefonar para uma pessoa que nunca viu e dizer que ele é fofo e você adorou um livro que ele leu”, recomenda Flávia. Bom senso nunca é demais para fazer um networking.

Rede de contato deve ser ativa 

Outra dica muito importante é entender que a rede de contatos deve ser alimentada sempre – e não apenas quando você precisa de alguma coisa. Afinal quem lembra dos amigos só para pedir ajuda certamente perde pontos e amizades.

Qualidade x quantidade ( realmente)

Uma boa rede de contatos deve ter um equilíbrio entre qualidade e quantidade. O que isso significa? Significa que o ideal é ter uma rede de contatos com quem você consiga conversar e desenvolver um relacionamento verdadeiro, ainda que profissional. 

Ou seja, a rede não pode ser pequena demais – 2 ou 3 pessoas, por exemplo – porque não vai gerar resultados, mas também não deve ser grande a ponto de inviabilizar sua manutenção. 

Mantenha contato fique ligado!

Networking é uma atividade que nunca acaba. Não basta adicionar o contato de uma pessoa para achar que ela faz parte da sua rede. Isso só vai funcionar se você conseguir manter contato com as pessoas, saber como elas estão e fazer com que elas saibam como anda a sua carreira. É preciso ter interesse verdadeiro pelos seus contatos e não buscá-los apenas quando estiver precisando de ajuda. 

Vamos lá!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre
Ricardo Coelho

Fotografo e Cinegrafista por amor, desde 1987. Esteve presente no mercado de Pernambuco ,São Paulo e Rio de Janeiro, agregando conhecimento, reunido em seu portfólio, mais de 4000 formaturas no currículo. Gerente Comercial de umas das principais Empresas de Formatura do Nordeste, Diretor de Marketing , Gerente de redes Sociais . Com sua competência e simpatia conquistou o mercado de Formaturas e estado e esta entre os mais lembrados do setor.

Ricardo Pereira Coelho

Contato 82 99631-4502

#ricardocomercial

Instagram ricardocomercial

Anuncio
Anuncio
Copyright © 2020 Marechal Notícias. Todos os direitos reservados.