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Ricardo Coelho

27 de março de 2019
última atualização em 27 de março de 2019 às 10:03

DIFERENÇA ENTRE CERIMONIALISTA E MESTRE DE CERIMÔNIAS

Você sabe qual é a diferença entre os profissionais presentes em eventos formais? Se você deseja apostar na organização desse tipo de evento é importante que entenda a diferença entre cerimonialista e mestre de cerimônias, além de conhecer outros conceitos que envolvem ambos os profissionais.

Mas antes de conceituar ambas as funções é preciso saber quando eles costumam ser solicitados. Os eventos formais, como formaturas, entrega de prêmios, homenagens, casamentos, congressos, eventos oficiais, convenções, workshops, lançamentos de produtos, inaugurações, coletivas de imprensa e outros costumam ter o chamado cerimonial.

A ele se refere toda a organização do evento, englobando a sua programação, formalidades e normas que devem estar presentes em uma cerimônia ou ato solene. Para ter uma ideia mais clara, é possível citar as universidades, sendo que cada uma possui o seu próprio manual de cerimonial.

Nele, estão reunidas todas as regras que devem ser seguidas, como etapas da organização do evento e o que deve ser feito durante o evento em si, de que forma os participantes devem estar distribuídos no local, quem deve falar o que e quando, etc. É possível dizer ainda que o cerimonial é o conjunto de formalidades dispostas em ordem sequencial, assemelhando-se a um ritual.

Conforme o evento pode ser utilizado mais ou menos tratamentos e etiquetas, tudo depende do tom que se deseja dar a ele. Nesse sentido, convém ainda falar sobre o conceito de protocolo, que se refere à parte mais importante do cerimonial, a ordem das falas propriamente dita.

Em um evento político, por exemplo, em que estão presentes autoridades municipais e estaduais formando a mesa, por exemplo, é o protocolo que vai esclarecer dúvidas sobre quem fala primeiro. Já em eventos públicos é preciso saber qual o local que deve se acomodar cada pessoa presente, bem como em que momento elas devem falar, conforme a sua posição, seja no âmbito administrativo, militar, jurídico, diplomático, universitário, eclesiástico, privado e internacional.

DIFERENÇA ENTRE CERIMONIALISTA E MESTRE DE CERIMÔNIAS

Nos eventos formais, o profissional responsável pelo mesmo é o chamado cerimonialista, que normalmente possui formação acadêmica na área de comunicação, geralmente, Relações Públicas. Ele pode ficar encarregado apenas das formalidades previstas para o evento ou assessorar o cliente em todo o processo de planejamento e realização da cerimônia.

Isso geralmente depende do tipo de serviço que oferece o profissional e/ou a empresa na qual trabalha. Em um casamento, por exemplo, o cerimonialista vai ajudar na escolha da igreja, do lugar onde será realizada a recepção, além de auxiliar ou mesmo de se responsabilizar pela pesquisa de preço e escolha dos fornecedores, além de estar presente no dia do evento para acompanhá-lo.

Nesse caso, o cerimonialista também vai coordenar a equipe que estará trabalhando no dia do evento, sendo que ela é normalmente formada por recepcionistas, operadores de equipamentos, seguranças, pessoal de limpeza, manobristas, encarregados do buffet e outros, o que também varia de acordo com o tipo de evento realizado.

O cerimonialista pode até mesmo, se for o desejo do seu cliente, se responsabilizar por mais aspectos, como escolher as músicas que serão tocadas no evento, definir o tipo de traje adequado para a situação, além de dar ideias e sugestões desde o início. Esse profissional está capacitado, inclusive, para promover os seus próprios eventos.

Ele pode ser chamado ainda de chefe do cerimonial ou coordenador de eventos, sendo possível ainda dizer que atua nos bastidores do evento, embora seja ele quem cria todo o roteiro da cerimônia. Enquanto isso, o mestre de cerimônia é o também denominado de orador do evento que, a partir de um roteiro, geralmente criado pelo cerimonialista, faz as anunciações no decorrer do evento.

Dessa forma, fisicamente, o mestre de cerimônia sempre ocupa um lugar de destaque, pois é ele quem vai conduzir a solenidade, demarcando o seu início, geralmente com um pronunciamento. No decorrer da cerimônia, é ele também quem vai chamar cada autoridade para falar no microfone, quando for o caso, delimitando cada parte do evento.

COMO ESCOLHER O PROFISSIONAL CERTO

Assim como o cerimonialista deve ter uma série de habilidades para controlar tudo o que está acontecendo e mesmo prever o que pode dar errado, sem contar tudo o que deve fazer antes do dia do evento para que se seja realizado, o mesmo ocorre com o mestre de cerimônias.

Esse profissional deve ter inclusive habilidades verbais para conduzir o evento e presença carismática para tornar o momento marcante. É preciso, inclusive, que conheça o protocolo, para que siga de forma adequada cada etapa da cerimônia, de forma profissional e satisfatória a todos. Embora não participe da organização do evento, sendo geralmente apenas contratado para a função específica de mestre de cerimônias, é importante que ela saiba tudo o que vai acontecer.

A sua presença é requisitada, em especial, em cerimônias bastante formais e solenes, quando existe a necessidade de apresentações, principalmente, de celebridades, personalidades públicas, etc, além de ser muito requisitado para festas de debutante, formaturas e outras ocasiões. Vale ainda ressaltar outros conceitos que existem na hora de falar sobre eventos formais.

Em alguns eventos, existe o celebrante que, no caso das cerimônias do casamento, refere-se ao sacerdote, pastor ou mesmo ao profissional de casamentos sem vínculo religioso. Essa pessoa costuma estar preparada para ser o celebrante, uma vez que acumula experiência em exercer a função.

Também pode haver a figura do apresentador, conforme o evento, e que muitas vezes é confundida com o mestre de cerimônias. Porém, a maior diferença e que esse profissional conduz a cerimônia com um tom mais informal. Mesmo que na ocasião haja convenções e formalidades, o apresentador pode acrescentar um toque pessoal à condução, o que é bastante comum de se ver nas cerimônias de entrega do Oscar, por exemplo.

Dica: Contrate uma empresa de Cerimonial que já vai englobar tudo.

Fotos: Atuallity Eventos

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Sobre
Ricardo Coelho

Fotografo e Cinegrafista por amor, desde 1987. Esteve presente no mercado de Pernambuco ,São Paulo e Rio de Janeiro, agregando conhecimento, reunido em seu portfólio, mais de 4000 formaturas no currículo. Gerente Comercial de umas das principais Empresas de Formatura do Nordeste, Diretor de Marketing , Gerente de redes Sociais . Com sua competência e simpatia conquistou o mercado de Formaturas e estado e esta entre os mais lembrados do setor.

Ricardo Pereira Coelho

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