COVID-19
Marechal Deodoro
Confirmados
6.682
Suspeitos
76
Descartados
1.496
Recuperados
4.100
Óbitos
118
Anuncio
Gago Lopes
Pub

Ricardo Coelho

9 de abril de 2020
última atualização em 16 de abril de 2020 às 20:04

O Fim da Era do Contrato (Fotográfico) de Risco!!!

O público universitário do Brasil é  sempre assediado com um arsenal de proposta na área de Fotografia,  de empresas que veem de outros Estados prometendo coisas que, a princípio, são as melhores que já se viu. Mas como funciona isso?

Veja como funciona essa estratégia:

Empresas contratam profissionais, (de muito bom papo), denominado gerente comercial, ou trabalham como simples representantes comerciais (vendedores); e  formam equipes para executar o B2B (Business to Business ou venda entre empresas) e B2C  (Business to Consumer ou venda para o consumo). Raramente essas equipes mantém Contrato lastreado na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho),  sempre são mal remunerados, com raríssimas exceções, e trabalham por comissão e sem benefício algum; sempre é escolhido um profissional com a característica de Hunter ( Caçador) . Eles são guerreiros, eles nunca entram para perder.

O Contrato de Risco é ilegal SIM! Temos informações (obtidas) junto ao PROCON, que já foram cancelados e/ou rescindidos vários contratos por multa absurda, e promessas (mirabolantes) não cumpridas.

Mas, as empresas não são de todo mal (rsrsrs), vamos entender, um pouco, o lado empresarial.  Os custos para produzir, desde as primeiras fotos até o álbum de formatura, produto final, são altíssimos. Conheça um pouco da logística de uma empresa de Fotografia de Formatura: Aluguel do imóvel para funcionamento e admissão de pessoas, metas de contrato fechado (mês), brindes para comissão, brindes para Turma, despesas diversas para acompanhamento de cada turma independente da quantidade de formandos, despesas para execução de reuniões, sessões fotográficas – internas e externas, despesas com o pós produção, pois nessa etapa é que é preciso ter também os melhores profissionais para ter um resultado que surpreenda a cada formando, etc.

Qual erro das Empresas de fotografia?

Não valorizar sua equipe, não ter um planejamento de crescimento para seus colaboradores, não oferecer treinamento adequado, não investir em uma equipe de fotógrafos profissionais qualificada. Infelizmente a falta da verdade com os formandos é uma coisa corriqueira, sempre tentam enganar e iludir seus clientes, não entrega o ofertado, a exemplo levam álbuns com uma produção de primeira linha como modelo para encantar o cliente no fechamento do contrato, produzidos diagramados, com todas as fotos tradadas e com uma encadernação Prime, mas quando o material real chega, a decepção toma conta e junto vem a frustração com o trabalho final que levam na casa do cliente, é algo totalmente diferente, praticando valores abusivos. Por esses e outros motivos, que este formato de trabalho (Contrato de Risco) está com dias contados.

Dica: Procure no seu contrato a sigla IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado, que é o indicador de inflação calculado pela FGV). Geralmente a foto que é fechada num valor bem baixo antes da formatura vai ser corrigida por esse índice quando no ato da entrega, ou seja, o valor final da unidade da foto será muito maior do que o contratado inicialmente. Pode existir outras formas com multa exorbitante e etc.

Infelizmente essas empresas continuam a tratar de forma erronia todos os seus colaboradores, o que resulta muitas vezes num produto final de péssima qualidade, e um atendimento que deixa a desejar aos formandos; vejam vocês, o que leva a tudo isso: manter uma equipe desmotivada trabalhando com uma carga horária abusiva e recebendo valores baixíssimos; não oferecem treinamento essenciais/mínimo para seus colaboradores, visando um maior e mais consolidado desenvolvimento da empresa. Contratam pessoas sem qualificação e com equipamentos sucateados para fotografar esses eventos, pois assim podem pagar um valor bem abaixo do mercado visando exclusivamente lucrar mais. Essa empresas além de praticar juros altíssimos e cobranças indevidas, desenvolveram uma tática terrorista – quando da entrega dos álbuns, muitas vezes rasgam o álbum de fotos na casa do cliente, quando o cliente diz que não pode comprar naquele momento, informam que são de outro estado e tem que vender naquele dia e sempre fazem venda casada pois 99% dos contrato são a compra da fotografia e vem álbum ,dvd,etc.

Aqui tem material para maiores informações:https://fhox.com.br/news/formanda-sera-indenizada-apos-vendedor-cortar-album-de-formatura/

Dica: pesquise o nome da empresa no site: https://www.reclameaqui.com.br/

Corrupção

Corrupção é o efeito ou ato de corromper alguém ou algo, com a finalidade de obter vantagens em relação aos outros por meios considerados ilegais ou ilícitos.

E aí comissão de formatura?

Então vamos analisar? 

Os cursos que as empresas mais se interessam por terem vendas acima da média são os da área de saúde, e os cursos compostos na sua maioria por pessoas de um poder aquisitivo mais elevado como: Medicina, Odonto, Direito, Arquitetura,  Engenharia, etc).

Vejam só como tudo começa. O representante comercial da empresa vai a faculdade e aborda a comissão de formatura e marca uma reunião para apresentar uma proposta:

Exemplo do texto feito pelo representante – na sua primeira abordagem:

Olá Sou André Carlos (nome fictício) Represento a Empresa X de Fotografia de Formatura, quero agendar uma reunião com a Comissão de Formatura para apresentar uma proposta da nossa cobertura fotográfica, a proposta é  a seguinte: vamos  fotografar os pré eventos e todos os eventos oficiais (Aula da Saudade, Placa Mura, Missa, Culto, Colação de Grau e o Baile). Montamos um álbum e levamos na casa de cada formando para sua escolha e você compra quantas fotos quiser. E damos vários brindes para comissão.

Imagem Internet

COMISSÃO  DE FORMATURA

Os brinde vão de acordo com o curso:

                * 50% de Desconto para cada componente da comissão de formatura; ( PODENDO CHEGAR A 100% );

* Ganhar Iphone de ultima geração;

                * Display extra de mesa para cada componente da comissão de formatura; (quantidade pode ser até 10);

                * Réplica da placa para cada componente da comissão de formatura; (02 a 05 para cada membro);

* Moto Zero km;

* Carro Zero km );

* voucher de R$ 2,500 a R$ 4,500 Reais ;

* Álbum de formatura completo grátis ;

Então a comissão de 05 ou mais membros aceitou este acordo para trabalhar junto a turma em prol da empresa contratada, e não comunicou nada a turma. Fica agora a sua interpretação, isso é ou não é (o efeito ou ato de corromper alguém ou algo, com a finalidade de obter vantagens em relação aos outros por meios considerados ilegais ou ilícitos). Essa conclusão fica ao seu critério. Pra ser sincero, ninguém é santo nesta história, quando se trata de obter vantagens pessoais. Deixando claro que não são todas as comissões de formatura que são corrompidas vai da idoneidade de cada um.

A partir da assinatura do contrato, a empresa e a comissão de formatura estão unidos num só objetivo, ganhar em cima dos formandos, nem que para isso tenha que sacrificar os responsáveis pela parte financeira de cada formando. Como Ganhar? A empresa de formatura investiu muito na comissão e na turma e vai ter que obter este dinheiro investido de volta na venda dos álbuns.

Importantíssimo! Caso a turma queira Rever este contrato é só ir no Procon ou procurar a empresa para um negociação a conversa sempre é o melhor saída.

https://atendimentoconsumidor.com/procon/procon-reclamacao-online/

Com o fim dessa modalidade contratual (contrato de risco), estão surgindo empresas com outra visão, que não apenas pensam nelas, mais nos seus clientes a médio e longo prazo. Estão montando estruturas mais organizadas, mais humanas, com várias vantagens para seus clientes, e uma delas é o cliente saber que irá receber o seu material com qualidade em uma mídia (DVD ou PenDrive) ou link das nuvens – no valor contratado no início.

Essas empresas estão preocupadas em ter equipes (compostas) de fotógrafos profissionais qualificados, com pegadas artísticas e com uma agilidade muito maior, sem falar do atendimento diferenciado para cada formando.

Com o passar do tempo, a característica das turmas que estão se formando tem mudado muito, as turmas diminuíram bastante, ao ponto de ter que se junta 03 a 04 cursos para que se tenha um baile com 40 alunos; essas turmas são compostas em média por 12, 15 ou 20 formandos, o que  torna inviável a realização de um baile caso não haja uma junção dessas turmas.

Na atual e futura conjuntura, só existe duas formas para que as empresas de fotografia de formatura se mantenham no mercado; ou elas se reinventam adequando-se a nova realidade enquanto ainda tem tempo, ou serão banidas automaticamente do mercado de formaturas.

Checkmate para as empresas que outrora realizavam investimento nas Comissões de Formatura, e sem pena promovia o caos emocional e financeiro na hora da entrega dos álbuns. Por que tem que vender a todo custo para não ficar no prejuízo.

O dinamismo do mercado de Formatura, não cabe mais esse tipo de exploração e enganação. Acabou o tempo de subestimar a inteligência dos clientes, o tempo agora é de um atendimento diferenciado sem má fé, e mais agilidade na entrega do material – com uma qualidade diferenciada. Quem não se adequar a essa nova dinâmica do mercado estará fora definitivamente.

Fiquem atentos as armadilhas desse mercado de Fotografia de Formatura.

Desejamos todo sucesso a vocês.

Fontes: Revista Fhox, Site terra,Site reclamaaqui.

Fotografias: Internet , Site Jornaldaorla,

10 Comentários

  1. Lucy Barbosa Guimarães disse:

    Finalmente alguém de peito para falar a verdade desta Empresas. Minha formatura foi de Letras a comissão composta de 04 formandos no baile de gala estavam com mesas de 30 a 40 e 50 lugares com certeza senha extras.Escolha de locais dizem que é um sorteio só que não é escolhas dele juntos com a empresa, só manipulação verdadeiramente triste e revoltante, lendo este texto a ficha cai lindamente.

  2. Ariany Gama disse:

    Parabéns pelo belíssimo texto! Pois destacou vários detalhes importantes sobre tudo que ocorre após um fechamento de contrato.

  3. Igor Olivier disse:

    Um texto belissimo, eu me vi em todos os momentos que lia o texto,pois sentir na pele em ser um consultor de vendas pra uma empresa X e tambem sentir na pele como formando. Vcs não tem noçao de como é o processo geral. Mas graças a Deus passou e agora é vida que segue!

  4. Francisco Ribeiro dos Santos disse:

    Sou ex aluno da faculdade da Facsul formando em Gestão de Recursos Humanos, aqui a empresa de fotografia e cerimonial são juntas e é notório que ganhamos descontos e senhas extras para o baile e não divulgamos para a turma, lendo este artigo vejo que erramos sim, perdão vou falar por mim, Eu errei e como RH eu devia ter tido um pouco. Pouco não, ter tido ética.

  5. Carla MARIA disse:

    Já fui da comissão de formatura do meu curso de Serviço Social e é notório a discriminação com a turma temos que nos humilhar para a realização de um atendimento. Realmente ganhamos alguns brindes e fomos muito realista e abrimos para a turma, pois merecemos pelo trabalho que efetuamos e rachamos os brindes com a turma.

  6. Eduardo Vaz disse:

    Uma realidade nua e crua, realmente mostrando os 02 lados da moeda.

  7. Flaudizio disse:

    Parabéns pelo texto. Analisando os dois lados do negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre
Ricardo Coelho

Fotografo e Cinegrafista por amor, desde 1987. Esteve presente no mercado de Pernambuco ,São Paulo e Rio de Janeiro, agregando conhecimento, reunido em seu portfólio, mais de 4000 formaturas no currículo. Gerente Comercial de umas das principais Empresas de Formatura do Nordeste, Diretor de Marketing , Gerente de redes Sociais . Com sua competência e simpatia conquistou o mercado de Formaturas e estado e esta entre os mais lembrados do setor.

Ricardo Pereira Coelho

Contato 82 99631-4502

#ricardocomercial

Instagram ricardocomercial

Anuncio
Anuncio
Copyright © 2020 Marechal Notícias. Todos os direitos reservados.