Anuncio
Pub

Ricardo Coelho

28 de dezembro de 2021
última atualização em 28 de dezembro de 2021 às 20:12

Qual é o seu tipo de temperamento?

Imagem Internet

 

Você já ouviu falar sobre os temperamentos? Sabe quais são os tipos de
temperamentos que existem? Consegue identificar suas características? Sabe
reconhecer qual o seu próprio temperamento? Sabe identificá-los nos
outros? 

Existem 4 tipos de temperamentos e cada um deles possuem características de
combinação entre os elementos QUENTE e FRIO, SECO e ÚMIDO. Eles são: COLÉRICO,
SANGUÍNEO, MELANCÓLICO e FLEUMÁTICO.

A teoria do temperamento proposta pelo pai da medicina Hipócrates na Grécia
antiga sugere que quatro fluidos corporais (chamados de humores) – bile negra,
bile amarela, catarro e sangue – afetam diretamente a personalidade, o
comportamento e a saúde de um indivíduo.

Ou seja, ele acreditava que fenômenos biológicos eram responsáveis pelos
nossos comportamento.

Imagem Internet

Para que tenhamos relações sociais cada vez mais saudáveis e harmoniosas, entender como as pessoas se comportam e como elas funcionam é indispensável. Em contrapartida, é muito importante se conhecer e entender mais sobre seu próprio temperamento, para que você consiga enxergar sob um panorama mais sensato todas as coisas que o rodeiam. Por esta razão, o autoconhecimento é indispensável para todos aqueles que pretendem evoluir em todos os aspectos da vida, principalmente na esfera profissional, que é responsável por boa parte das responsabilidades da vida adulta. Desenvolver a inteligência emocional é uma das tarefas mais árduas e recompensadoras que existem. Por isso, esteja sempre atento ao que acontece ao seu redor e como você e as outras pessoas reagem às situações.

O que é temperamento?

Os estudos sobre os tipos de temperamento datam de mais de 3 mil anos. Embora estejam “na moda”, não são nada contemporâneos. O primeiro estudioso a criar uma teoria para explicar o temperamento humano foi Hipócrates, o médico que é considerado o pai da medicina. Desde então, o temperamento tem sido alvo de grandes pesquisas, dentro das mais variadas áreas da ciência. Dentre as principais que se destacam estão a psicologia, filosofia e recursos humanos.

Imagem Internet

De modo geral, o temperamento pode ser definido como um conjunto de tendências e características, que são determinantes para explicar o comportamento dos indivíduos. No aspecto profissional, vários testes de personalidade estão sendo utilizados nas empresas para identificar os melhores profissionais, bem como pelos empreendedores, a partir da identificação dos tipos de temperamento. Foi Hipócrates quem definiu os quatro tipos de temperamento, que estão de modo mais incisivo presentes nos fluidos corporais (humores) de cada indivíduo. São eles: temperamento sanguíneo, fleumático, colérico e temperamento melancólico.

Imagem Internet

Temperamento Sanguíneo

Esse temperamento é considerado quente, alegre e divertido. Suas decisões costumam ser embasadas em sentimentos, e não a partir de reflexões objetivas. Os indivíduos que têm o temperamento sanguíneo possuem um talento natural para a diversão e extroversão. O carisma natural é uma das características mais marcantes. Costumam envolver o público ao redor por seu dom natural e exuberante de comunicação.

  • personagem Alegria, com todo o seu resplendor, representa o Sanguíneo.
  • Também é extrovertido e cheio de vivacidade.
  • Pode ser considerado o “arroz de festa”.
  • Infelizmente, manter a sua atenção não é fácil. Tem facilidade em perder o foco, assim como também dificilmente algo o deixa chateado, pois sua atenção muda com facilidade.
  • É o típico vendedor de ideias, pois sabe se comunicar muito bem.

O otimismo é outra característica marcante. As profissões ideais são as que utilizam tais qualidades, como por exemplo vendedores, atores, artistas, líderes religiosos, cerimonialistas, dentre outros. Como pontos negativos, apresentam inquietude e traços de teimosia, desorganização e indisciplina. Entretanto, as fraquezas podem ser facilmente trabalhadas, após a correta identificação do temperamento.

Excesso de sangue: afetuoso, sociável, expansivo, simpático, disperso, irritável, impulsivo, alegre, otimista, indisciplinado, egoísta e confiante.

Temperamento Colérico

Esse temperamento é muito ativo, rápido, prático e obstinado. Gostam de independência e, por isso, onde quer que passam são muito opinativos e decisivos. Possuem uma motivação natural e gostam de trabalhar demais, reconhecendo uma boa oportunidade de longe. As pessoas enquadradas com esse temperamento costumam se enxergar com autossuficientes, por isso, as carreiras de liderança são ideais para os coléricos.

  • É o temperamento extrovertido.
  • Podemos relacionar a personagem Raiva, cheio de energia, não mede esforços para alcançar o que quer.
  • Possui uma grande motivação por buscar justiça.
  • O problema é quando sai do controle e essa raiva vira ira, o que cega o colérico, que acaba tendo uma atitude impaciente do tipo “pavio curto”.
  • Pode ser motivado também por desafios já que é muito persistente para concretizar o que almeja.

Agilidade e produtividade são facilmente encontradas neste perfil, mas não espere um planejamento detalhista e analítico. Por serem muito exigentes e altamente críticos, podem encontrar dificuldades na gestão. Entretanto, as fraquezas podem ser facilmente trabalhadas, após a correta identificação do temperamento.

Excesso de bile amarela: impetuoso, ambicioso, dominador, energético, apaixonado, decidido, audacioso, independente, vaidoso, intolerante, propenso a reações abruptas e explosivas.

Imagem Internet

Temperamento Melancólico

Esse temperamento é comumente encontrado em pessoas muito analíticas, talentosas e perfeccionistas. O lado emocional é mais sensível, no entanto, não agem motivados pelos sentimentos. O perfil melancólico costuma transparecer em indivíduos introvertidos, que não fazem amizades com facilidade, embora seja um amigo muito fiel após a criação desses laços.

  • Vimos no filme a importância da personagem Tristeza, que bem representa esse temperamento.
  • Com sua introspecção, é capaz de avaliar as situações e saber como agir.
  • É preciso cuidar quando é demais e não se tornar uma depressão.
  • Normalmente, gostam de ações solitárias, mas isso não quer dizer que não tenham amigos, os que tem são muito valorizados.
  • Aqui o que vale é a qualidade da relação, e não a quantidade. Não é muito afeito a atividades físicas e de grupos. Nesse sentido, é importante incentivar esportes mais individuais.

Possuem habilidades analíticas excepcionais, fazendo com que sejam ideais para profissões como médicos, advogados, contadores, dentre outros, pois eles diagnosticam com precisão os obstáculos e os perigos em tudo o que estão planejando. Minuciosos em tudo o que fazem, os melancólicos têm QI mais alto que outros temperamentos, e também são mais criativos e imaginativos.

Excesso de bile negra: triste, introspectivo, sensível, reflexivo, medroso, deprimido, dedicado, leal, pessimista, rancoroso, solitário, poético e artístico.

Temperamento Fleumático

Esse temperamento possui como características principais a tranquilidade, frieza, lentidão e extroversão. Indivíduos com esse perfil são sempre simpáticos, mas raramente transmitem seus sentimentos verdadeiros. Eles têm facilidade para fazer amigos, principalmente por conta de seu apurado senso de humor. Não possuem o perfil ideal para posições de liderança, mas se forem bem preparados, podem se tornar bons líderes.

  • Por seu excesso de prudência, podemos relacionar este temperamento com a personagem Medo.
  • O medo pode nos paralisar e nos salvar de momentos de perigo.
  • É o perfeito moderador, pois pondera todos os lados da situação com muita calma.
  • O problema é demorar demais para tomar uma decisão ou deixar que o medo o congele.

Possuem um bom senso de organização e tendem a trabalhar bem sob pressão. São indivíduos extremamente confiáveis e são atraídos para atuar na área da educação, em áreas exatas, como as engenharias ou, ainda, desenhistas e estatísticos. Embora sejam bem-humorados, tendem a ser lentos, preguiçosos e indecisos. Aliás, a falta de motivação é um dos principais pontos negativos a serem trabalhados, juntamente com a teimosia.

Excesso de fleuma: lento, sonhador, pacífico, dócil, preguiçoso, gentil, tímido, preso a hábitos, calculista, distante de paixões, racional e coerente.

Você deve estar se perguntando o que tem a ver a parte comercial com este temperamentos ?

Tudo! Você deve conhecer seu cliente gera um rapport, utilizando este gatilhos você vai atingir sua meta.

Rapport é uma palavra de origem francesa (rapporter), que significa “trazer de volta” ou “criar uma relação”. O conceito de Rapport é originário da psicologia, e é utilizado para designar a técnica de criar uma ligação de empatia com outra pessoa, para que se comunique com menos resistência

Se você leu até aqui pode ter percebido características semelhantes às suas em mais de um temperamento. Você provavelmente já deve ter identificado qual perfil mais se parece com suas características. Mas não se preocupe, a capacidade de alcançar o seu potencial máximo depende, na maioria esmagadora dos casos, em entender o que você mais trabalha desses pontos presentes em seu temperamento: as fraquezas ou os pontos positivos, prevalecendo o que você escolher. Não há alguém que tenha um temperamento puro, embora o mais comum é que haja a predominância de um único temperamento. Um outro ponto importante para apontar é que existem os chamados “temperamentos mistos” e estes constituem na união das características de dois temperamentos, sendo que um ainda se sobrepõe ao outro.

À despeito dessas informações, o temperamento é uma estrutura imutável, portanto não importa se você tem um único temperamento que se sobressaia sobre o resto ou se possui temperamento misto. O amadurecimento humano consistirá no esforço de aprimorar as características convenientes a cada situação que nos encontremos e em resistir a determinados impulsos provenientes do nosso temperamento em determinadas ocasiões.

Referências bibliográficas

Os 4 temperamentos na educação dos filhos — Dr. Ítalo Marsili.

Os quatro temperamentos e nossa vida interior — Pe. Paulo Ricardo de Azevedo.

Os temperamentos — Conrad Hock.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre
Ricardo Coelho

Fotografo e Cinegrafista por amor, desde 1987. Esteve presente no mercado de Pernambuco ,São Paulo e Rio de Janeiro, agregando conhecimento, reunido em seu portfólio, mais de 4000 formaturas no currículo. Gerente Comercial de umas das principais Empresas de Formatura do Nordeste, Diretor de Marketing , Gerente de redes Sociais . Com sua competência e simpatia conquistou o mercado de Formaturas e estado e esta entre os mais lembrados do setor.

Ricardo Pereira Coelho

Contato 82 99631-4502

#ricardocomercial

Instagram ricardocomercial

Anuncio
Anuncio
Copyright © 2020 Marechal Notícias. Todos os direitos reservados.