Anuncio
Pub

Ricardo Coelho

21 de fevereiro de 2019
última atualização em 1 de março de 2019 às 11:03

Qual o significado do Juramento?

Procurando a palavra “juramento” no dicionário, encontramos a seguinte definição:

“Fazer ou prestar juramento, fazer afirmação ou promessa solene em que se invoca por testemunho coisa ou entidade tida como sagrada.”

Fonte: dicio.com.br

Diante disso, o juramento é momento mais importante na cerimônia vivida no dia da Colação.  É o exato momento que a turma, até então composta por universitários, passa a ser composta por profissionais da área. Os formandos se tornam, oficialmente, colegas de profissão. Este, então, consiste no  comprometimento dos profissionais em exercer a função com ética e dedicação.

Para realizar a solenidade, os alunos escolhem um representante entre eles para ser o Juramentista. O mesmo irá ler o Juramento, de forma pausada, e os demais alunos repetirão o que for dito.

Este momento é tão importante, que alguns atos indevidos podem cancelar a validação do mesmo, fazendo com que os alunos se formem meses depois. Como foi o caso da turma de Cinema da PUC-Rio em 2013. A juramentista da turma acrescentou, ao final de cada frase, as palavras “… ou não” em tom de brincadeira, o que invalidava tudo o que havia sido dito no juramento.

“Prometo exercer minha profissão/ com espírito de quem se entrega / a uma verdadeira missão de serviço / tendo sempre em vista o bem comum; ou não

Dedicar-me a conhecer e avaliar / a realidade social / e aprofundar meus conhecimentos / a fim de satisfazer as necessidades da sociedade; ou não

Aplicar-me à busca da verdade / à realização da justiça / e à defesa dos direitos fundamentais do homem, ou não.”

Diante destra brincadeira, a reitoria da universidade decidiu cancelar o juramento e duas novas cerimônias alternativas foram marcadas meses depois.

Link para a noticia da turma:

https://www.terra.com.br/noticias/educacao/piada-de-estudante-anula-formatura-de-turma-da-puc-rio,fe54df8b1422e310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre
Ricardo Coelho

Fotografo e Cinegrafista por amor, desde 1987. Esteve presente no mercado de Pernambuco ,São Paulo e Rio de Janeiro, agregando conhecimento, reunido em seu portfólio, mais de 4000 formaturas no currículo. Gerente Comercial de umas das principais Empresas de Formatura do Nordeste, Diretor de Marketing , Gerente de redes Sociais . Com sua competência e simpatia conquistou o mercado de Formaturas e estado e esta entre os mais lembrados do setor.

Ricardo Pereira Coelho

Contato 82 99631-4502

#ricardocomercial

Instagram ricardocomercial

Anuncio
Anuncio
Copyright © 2020 Marechal Notícias. Todos os direitos reservados.