Anuncio
Pub

Ricardo Coelho

10 de maio de 2020
última atualização em 10 de maio de 2020 às 07:05

Vestibular surgiu no Brasil em 1911.

Imagens Internet

O vestibular, teste famoso e temido pelos alunos de todo o país, se constitui em um dos momentos mais importantes da vida escolar. Seu nome vem da palavra vestíbulo, que faz referência ao acesso a um local específico. E é literalmente nessa etapa, que boa parte do futuro do aluno é direcionado, seja para um curso específico ou universidade

No entanto, o que foi percebido ao longo dos anos, é que o estudo em escola tradicional não era garantia de sempre se obter alunos competentes e a má formação dos estudantes começou a preocupar os mestres das próprias universidades.

Imagem:Internet

Instituído no Brasil em 1911, o vestibular foi transformado ao longo das décadas por dezenas de leis, decretos, portarias e resoluções. No início, o sistema era elitista e excludente: só entrava na universidade quem cursava um colégio tradicional.

Imagem : Escola 1908 fonte Internet

As primeiras escolas superiores foram criadas em 1808, quando a família real portuguesa se estabeleceu no País. Para ingressar nessas instituições, o candidato precisava ter 16 anos, no mínimo, e passar pelos chamados exames de madureza.

Quatro anos depois, preocupada com a má formação dos alunos, uma comissão apresentou na Câmara um projeto de reforma. “Há calouros de Direito que desconhecem completamente o latim e escrevem o português como crianças de grupo escolar”, foi um dos argumentos da comissão descrito pelo Estado na época.

No mesmo ano o governo federal criou o Concurso de Habilitação para Ingresso nas Faculdades, que selecionava para cursos públicos.

A palavra vestibular surgiu em 1915, quando os ensinos secundário e superior foram reorganizados. “O exame vestibular será feito em duas provas. A escrita consistirá na tradução de um trecho de autor clássico francês e de um livro fácil de inglês (…) e a prova oral (será) sobre elementos de phychologia e logica, história universal e história da philosophia”, dizia a reportagem.

Imagem : Internet

Forte concorrência. Vestibular vem de vestíbulo, espaço entre a porta de entrada e as principais dependências de uma casa. Com o tempo, se transformou na estreita e obrigatória passagem pela qual passava quem pretendia cursar as poucas carreiras que existiam. Em 1961, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) permitiu que todos os cursos de grau médio possibilitassem a entrada nos superiores. Surgiram os cursinhos pré-vestibulares e as universidades particulares começaram a se proliferar.

Concorridíssimos, os exames já não cabiam nas salas de aula e passaram a ser feitos em grandes espaços, como no Parque de Exposições do Anhembi. Em 1964, professores criaram fundações para selecionar os candidatos para diversas instituições, como a USP. A Fuvest nasceu em 1976, para unificar o processo de entrada na USP, Unesp e Unicamp, o que ocorreu até 1983.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre
Ricardo Coelho

Fotografo e Cinegrafista por amor, desde 1987. Esteve presente no mercado de Pernambuco ,São Paulo e Rio de Janeiro, agregando conhecimento, reunido em seu portfólio, mais de 4000 formaturas no currículo. Gerente Comercial de umas das principais Empresas de Formatura do Nordeste, Diretor de Marketing , Gerente de redes Sociais . Com sua competência e simpatia conquistou o mercado de Formaturas e estado e esta entre os mais lembrados do setor.

Ricardo Pereira Coelho

Contato 82 99631-4502

#ricardocomercial

Instagram ricardocomercial

Anuncio
Anuncio
Copyright © 2020 Marechal Notícias. Todos os direitos reservados.