Madereira Portal
Auto Peças

DENGUE: Unidades de Saúde do município realizam teste rápido da doença

DENGUE

A doença é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Os sintomas são febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e vômitos persistentes podem indicar um sinal de alarme para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.

É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas. Deve-se ingerir muito líquido como: água, sucos, chás, soros caseiros, etc. Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetil salicílico e anti-inflamatórios, como aspirina e AAS, pois podem aumentar o risco de hemorragias.

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Em Marechal Deodoro no ano de 2012 foram notificados 707 casos suspeitos de dengue, destes, 515 foram confirmados por critérios clínico-epidemiológicos e/ou laboratoriais, e no ano de 2013, até o mês de março, tivemos 13 casos notificados, 08 sob-investigação, 03 descartados e 02 confirmados.

Devido ao grande número de notificações no ano de 2012, para melhoria da população, algumas Unidades de Saúde foram contempladas com o Teste Rápido para diagnóstico de Dengue no próprio local de atendimento obtendo o resultado imediato para definição da conduta e tratamento adequado: Barra Nova, Massagueira, Taperaguá, Barro Vermelho, Francês, Rua Nova, Santa Rita, Estiva, Malhadas e CSMIC.

Fonte: Vigilância Epidemiológica

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marechal Notícias