Madereira Portal
Auto Peças

Futebol pode ser melhor maneira de prevenir derrame em homens hipertensos

Jogar futebol pode ser a melhor maneira de aprimorar a condição física, normalizar a pressão arterial e reduzir o risco de derrame em pessoas com hipertensão. A descoberta é de pesquisadores da Universidade de Exeter, no Reio Unido.

A pesquisa sugere que o treino de futebol previne a doença cardiovascular em homens de meia idade com pressão arterial elevada e é mais eficaz do que as recomendações de estilo de vida atualmente prescritas por médicos.

Os resultados mostram que após seis meses de treinos de futebol, três em cada quatro homens no estudo apresentaram pressão arterial dentro da faixa normal e saudável.

Quase um terço dos homens britânicos tem hipertensão, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, incluindo derrame e doença arterial coronária. Há muito tempo se sabe que o exercício físico pode reduzir a pressão arterial em pacientes com hipertensão, mas até agora pouca evidência disponível sobre qual forma de exercício é mais eficaz.

A equipe, liderada por Peter Krustrup recrutou 33 homens com idades entre 33 e 54 com hipertensão. Eles foram divididos aleatoriamente em dois grupos: um participou de sessões de treino de futebol com duração de duas horas por semana, enquanto o outro recebeu os cuidados médicos habituais, incluindo aconselhamento sobre a importância da atividade física e uma dieta saudável, juntamente com as medidas de controle de pressão arterial.

Os participantes foram monitorados depois de três meses e no final do estudo de seis meses.

Para o grupo que praticou futebol, a pressão arterial média foi reduzida cerca de 10 mmHg, enquanto a redução foi de apenas 5 mmHg no grupo de controle que recebe o conselho médico habitual.

Os homens que praticaram o futebol também ficaram menos tensos fisicamente durante o exercício de intensidade moderada. Ao participar de atividades como ciclismo, tiveram os batimentos cardíacos significativamente mais baixos e queima de gordura elevada.

Segundo os pesquisadores, esta é a primeira evidência de que o futebol pode contribuir fundamentalmente para a prevenção da doença cardiovascular em homens hipertensos.

“Nossos resultados são muito animadores e agora estamos tentando entender os resultados de forma mais aprofundada, por exemplo, investigar os efeitos de jogar futebol sobre a estrutura e a função do coração. Estudos recentes também têm demonstrado efeitos positivos do futebol sobre a pressão arterial e frequência cardíaca em mulheres na pré-menopausa com pressão arterial normal e agora estamos com o objetivo de testar os efeitos do futebol em mulheres com hipertensão”, conclui o pesquisador Peter Riis Hansen.

Fonte: Isaúde

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marechal Notícias