Madereira Portal
Auto Peças

Nutricionistas alertam sobre cuidados com alimentação e hidratação durante o verão

Foto: Reprodução

O verão é uma das estações mais esperadas do ano. Nessa época é possível aproveitar ainda mais as lindas praias do litoral alagoano, mas é preciso ficar atento aos cuidados com a hidratação e alimentação. Pensando nisso, a reportagem do Cada Minuto conversou com duas nutricionistas que deram algumas dicas sobre cuidados essenciais nesse período.

Segundo a nutricionista Raíssa Freitas, durante o verão é de extrema importância se hidratar bem. “Devido à alta temperatura, o organismo perde mais líquido, por isso é fundamental se hidratar tomando bastante água, água de coco e sucos da fruta – de preferência com pouco açúcar –”, aconselha.

A nutricionista Ingrid Estefany, recomenda as frutas da época como abacaxi, carambola, framboesa, laranja-pera, mamão, maracujá, melancia, e uva. “Essas frutas além de serem riquíssimas em vitamina C que vai auxiliar na imunidade, são ricas também em antioxidantes que combatem os radicais livres, advindos das toxinas a qual estamos expostos, também são ricos em água que ajudam a hidratar e manter a gente saudável nesse calor do verão” acrescentou.

Outra recomendação importante feita pelas nutricionistas é ficar atento à higiene do local para evitar uma possível intoxicação alimentar. Segundo elas, o aumento da temperatura facilita a proliferação de bactérias nos alimentos, que, se não forem bem preparados, podem trazer sérios riscos à saúde.

De acordo com Ingrid, os cuidados com a alimentação começam no armazenamento. “É importante manter os alimentos refrigerados e somente retirar do refrigerador a quantidade que for realmente consumir” disse.

“Com os queijos, por exemplo, o correto é que estejam refrigerados antes de assar para o consumo, mas nem sempre isso acontece, aumentando os riscos de contaminação, pois ele tem uma umidade interna propícia para o crescimento de bactérias” acrescenta Ingrid.

Nessa época em que as pessoas costumam ir à praia com mais frequência, o cuidado tem que ser redobrado com o consumo de produtos vendidos pelos ambulantes, principalmente com os caldinhos, petiscos e mariscos.

“As frituras e mariscos que são vendidos na praia, podem causar intoxicação alimentar, porque geralmente são preparados pela manhã e vendidos durante todo o dia. O longo período dentro da caixa térmica pode gerar maior risco de contaminação e consequentemente uma intoxicação alimentar”, disse Raíssa.

Outro alerta é feito pela nutricionista Raíssa, é o cuidado com a preparação dos alimentos, “não é recomendável que se coma alimentos mal passados, principalmente fora de casa, porque muitas vezes esse alimento já pode vir contaminado, seja por não ter recebido o calor suficiente para matar as bactérias ou por não ter tido o tratamento adequado, a exemplo das ostras”, alertou Raíssa.

Para Ingrid, às vezes é melhor escolher um alimento mais seguro do que correr o risco de adquirir uma doença decorrente de contaminação alimentar.

Uma dica das nutricionistas para não correr riscos de intoxicação e se manter hidratado na hora de ir à praia, é levar alimentos de fácil consumo, como frutas e sanduíches naturais, e para manter hidratação, o recomendável é investir na água de coco, uma vez que sua composição é semelhante à dos líquidos corporais, que geralmente são perdidos pela transpiração, indicam as nutricionistas.

Fonte: Cada Minuto

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marechal Notícias