
A família de uma mulher de 54 anos que está em surto psicótico pede ajuda para interná-la, diante da dificuldade de acesso aos serviços de atendimento psiquiátrico. Há oito meses sem tomar banho e morando sozinha com a mãe, uma idosa de 72 anos, ela apresenta comportamento agressivo e não aceita os cuidados oferecidos pelos parentes.
De acordo com Lucimária Carnaúba, irmã da paciente psiquiátrica, a última internação dela ocorreu há mais de vinte anos e a mulher levava uma vida normal, estudou, se formou em pedagogia e chegou a trabalhar, mas nos últimos anos foi acometida por uma depressão e teve o seu estado psicológico agravado, encontrando-se em uma grave situação atualmente.
Além do comportamento agressivo, a paciente psiquiátrica, que mora no bairro do Benedito Bentes, em Maceió, fala sozinha, inclusive insultando a própria mãe, e se automutila.
“Estamos lutando faz meses pelo internamento dela e não consigo. Ela vê coisas, fala sozinha e se machuca. Está sem tomar banho há oito meses e eu não sei mais o que fazer”, relata Lucimária.
Ela diz ainda que até conseguiu uma vaga para internação da irmã em uma clínica, mas a perdeu porque não encontrou um transporte para levá-la. “As famílias de pessoas com problemas psiquiátricos estão sofrendo porque não têm acesso ao tratamento adequado e nem à internação”, conclui.

0 Comentários