
Sem espaço para dúvidas, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), reafirmou o compromisso com a candidatura a governador em 2026 durante entrevista à Rádio CBN na manhã de ontem (14). O ministro tem destacado à frente de uma das pastas mais importantes do governo Lula (PT), tem garantido que a palavra está mantida e volta para Alagoas no prazo estipulado pela Justiça Eleitoral para se desincompatibilizar.
“Eu vou ser candidato, vou sair do Ministério dos Transportes em abril para estar apto à disputa eleitoral de outubro. Na minha opinião, Alagoas precisa construir, precisa discutir, decidir por meio do voto popular um novo salto para o nosso desenvolvimento”, afirmou Renan Filho.
Na última semana, estão mais fortes as especulações de alianças entre os possíveis candidatos à majoritária para esse ano. O prefeito de Maceió, JHC (PL), o deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil), o senador Renan Calheiros (MDB), o próprio Renan Filho e o deputado federal Arthur Lira (PP) seguem sendo assunto, mas ainda sem declarações públicas sobre composição. Houve até aposta em uma surpreendente aliança entre os Calheiros e Arthur Lira (PP).
Contabilizando os resultados positivos que o MDB vem tendo somando seus dois governos e os dois governos de Paulo Dantas (MDB), Renan Filho está confiante. “Nossa Alagoas, como você sabe, avançou bastante na última década. Nós reduzimos a violência, nós conseguimos melhorar a educação que nos atrasava. Nós geramos emprego mais do que outros estados do Nordeste no turismo, nos serviços, na agricultura, fortalecemos o comércio e também a indústria”.
A expectativa do ex-governador é de consolidar o nome com mais resultados. “Eu acredito, com toda a sinceridade, que agora é a hora de apertar o passo, mudar ainda mais. Com segurança, com diálogo, com força política para isso e sem improviso”. Sem citar os nomes dos adversários, ele critica perfis diferentes. “Eu acredito assim num projeto, e não em aventura. Eu acredito mesmo em planejamento, eu não acredito em discurso vazio. Acredito que Alagoas pode, deve e vai avançar muito mais ainda”.
O ministro enaltece o Estado, apresenta o currículo e se credencia. “Alagoas tem voz, tem vez e tem futuro. Eu estou onde estou porque eu acredito em trabalho, em entrega e em resultado. Eu quero colocar toda essa minha experiência reunida, que começou lá atrás, eu fui prefeito, fui deputado, fui governador duas vezes e agora essa experiência nacional no Brasil todo, no Brasil todo mesmo, a serviço do nosso Estado e do povo alagoano. Eu vou sempre continuar do lado do desenvolvimento, do emprego, da infraestrutura e dar oportunidade para as pessoas. Porque eu acredito que progresso não se anuncia, se constrói mesmo”.
AGENDA
Durante a entrevista à Rádio CBN Maceió, Renan Filho informou que estava em Belo Horizonte para visitar obras de infraestrutura consideradas estratégicas. O compromisso faz parte do projeto “Na Boleia do Brasil”, e durante três dias, além de Minas Gerais, o ministro tem agendas no Rio de Janeiro e São Paulo. Estão previstas visitas a dez obras de segurança viária e logística nacional.
A programação começou em Belo Horizonte, onde o ministro participou de uma reunião com instrutores de trânsito para discutir o projeto CNH do Brasil, voltado à formação de novos motoristas. Segundo o ministério, cerca de 135 mil pessoas de todo o país se inscreveram pelo aplicativo para o curso de instrutor.
Em Minas Gerais, foram registradas 261 mil solicitações para a obtenção da carteira de motorista pela plataforma até o momento.
“Minas já limitou o preço dos exames em 180 reais o que é importante também e já tá permitindo o inicio do trabalho dos instrutores de forma autônoma. Vai baratear para o cidadão, facilitar a vida das pessoas, poder contratar alguém perto de casa. Esse é um modelo internacionalmente bem sucedido, não inventamos a roda”, disse o ministro. *Com Agências


0 Comentários