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Ricardo Coelho

6 de agosto de 2021
última atualização em 6 de agosto de 2021 às 20:08

A Importância do Planejamento de Vendas

Para se chegar ao êxito de um planejamento de vendas é mais do que importante a presença de um bom gerente de vendas, pois uma de suas funções consiste em decidir com antecipação o que deve ser feito, através de uma análise das situações interna e externa, fazendo uma previsão do que pode acontecer, preparando-se para atender e executar essa previsão e controlar o trabalho para que tais objetivos sejam alcançados.

Devemos Iniciar com um Levantamento dos Dados.

Consiste em analisar a situação atual no ambiente através de históricos, sistemas de informações e dados já armazenados. Também é necessário fazer um estudo detalhado do mercado em que se pretende explorar, iniciando pelo potencial de consumo desse mercado.

Planejamento da Equipe super importante

O gerente de vendas deve traçar os objetivos da equipe de vendas pensando como um dos passos mais importantes dentro de todo o planejamento. Neste momento, ele irá definir as qualidades e características de cada integrante de sua equipe.

Vale lembrar que hoje é necessária uma força de vendas especializada para que os objetivos sejam alcançados com êxito, por isso a importância de  vendedores no organograma da empresa, uma vez que o vendedor entende as reais necessidades dos seus clientes e vende com a intenção de um relacionamento longo e não simplesmente fechar a venda.

Imagem Internet

Objetivos e Metas

No planejamento de vendas entendemos a influência em ter os objetivos e metas bem claros e definidos para toda a corporação, e o gestor precisa se atentar a estes cinco elementos antes de passar os objetivos e metas aos seus subordinados que são:

    Metas especificas

    Mensuráveis

    Atingíveis

    Realista e Tangíveis.

No caso, se o gestor não prestar atenção nestes elementos, poderá ter uma equipe desmotivada e sem força para atingir os resultados desejados.

Atividades para Alcançar os Objetivos

O gerente de vendas ou o profissional de vendas deverá fazer as seguintes perguntas antes de sair de casa:

    A quem vender?

    O que vender?

    Qual o método de vendas mais apropriado.

Procurar respostas é necessário, pois é preciso entender o contexto para obter sucesso em vendas, no entanto, entendemos que o mínimo esforço por parte do vendedor para ter estas respostas, já trará resultados diferenciados e, conforme ele se aprimorar nestas respostas, aos poucos se tornará um melhor vendedor para a sua empresa, ganhando dinheiro e alcançando sua independência financeira!

Preparação e Monitoramento do Vendedor

Deve-se determinar os aspectos mais operacionais e quantificáveis para a execução do programa de vendas.

Pode-se estabelecer quotas de vendas, frequência e objetivos de cada visita aos diferentes clientes. Assim, um planejamento dará um objetivo e mostrará como chegaremos a este objetivo.

Entenda que, com o planejamento já é difícil alcançar o objetivo! Quem dirá a ausência do planejamento, pois torna-se quase traumático, dolorido e moroso para não dizer catastrófico.

O empoderamento concederá poder para o vendedor fazer a gestão dos clientes e trazer resultados concretos. Às empresas mais bem sucedidas vêm aplicando este tipo de gestão e os resultados são fantásticos.

Ferramenta que vão ajudar sua equipe:

Mochila;

Notebook;

Celular;

Crm;

E vamos para cima.

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Sobre
Ricardo Coelho

Fotografo e Cinegrafista por amor, desde 1987. Esteve presente no mercado de Pernambuco ,São Paulo e Rio de Janeiro, agregando conhecimento, reunido em seu portfólio, mais de 4000 formaturas no currículo. Gerente Comercial de umas das principais Empresas de Formatura do Nordeste, Diretor de Marketing , Gerente de redes Sociais . Com sua competência e simpatia conquistou o mercado de Formaturas e estado e esta entre os mais lembrados do setor.

Ricardo Pereira Coelho

Contato 82 99631-4502

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